1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Especialista do HMS destaca a importância da prevenção às lesões por esforços repetitivos no ambiente de trabalho
Especialista do HMS destaca a importância da prevenção às lesões por esforços repetitivos no ambiente de trabalho Autor: Ândria Almeida - Ascom HMS/UPA

Especialista do HMS destaca a importância da prevenção às lesões por esforços repetitivos no ambiente de trabalho

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
Se não forem tratadas adequadamente, tais condições podem evoluir para problemas crônicos, afetando a capacidade de trabalho e a qualidade de vida.

Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER)/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). O fisioterapeuta Danilo Ferreira, que atua no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), destaca a importância do reconhecimento e da prevenção da condição. Profissionais de diversas áreas, incluindo os de ambientes de escritório e profissionais da saúde, estão suscetíveis a essas lesões que afetam às estruturas dos tendões, músculos e ligamentos.

Trabalho mal executado ou que não respeita os limites das pessoas pode causar LER ou DORT, por exemplo, uso excessivo do corpo em atividades com movimentos repetitivos, posturas inadequadas ou esforço contínuo, afetando músculos, tendões, nervos e articulações. Isso pode levar a desconforto, dor, formigamento, fraqueza e dificuldade de segurar objetos nas mãos. 

"Se não tratadas adequadamente, podem evoluir para problemas crônicos, impactando a capacidade de trabalho e qualidade de vida. Portanto, prevenção e tratamento precoce são essenciais, envolvendo mudanças ergonômicas, fisioterapia e intervenção médica quando necessário”, enfatizou o fisioterapeuta.

Confira os sinais e sintomas mais comuns

-Dor espontânea ou à movimentação passiva, ativa ou contra resistência.

-Alterações sensitivas de fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de sensibilidade, agulhadas e choques.

-Dificuldades para o uso dos membros, principalmente das mãos, e mais raramente, sintomas de inflamação em áreas de hipotrofia ou atrofia.

"É fundamental identificar os primeiros sinais de LER, como dor persistente, fadiga, rigidez ou formigamento. Aconselho que os trabalhadores façam pausas regulares, mantenham uma postura adequada e pratiquem alongamentos, exercícios de mobilidade e força. A ergonomia no local de trabalho é crucial para prevenir esses distúrbios", pontua o fisioterapeuta Danilo.

No ano de 2023, a equipe de fisioterapia do HMS realizou cerca de 23 mil atendimentos e mais de 41 mil procedimentos.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.