1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Equipe do Ministério da Saúde visita Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros 
Equipe do Ministério da Saúde visita Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros  Autor: Ascom Semsa

Equipe do Ministério da Saúde visita Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros 

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
O objetivo da ação foi conhecer a estrutura da embarcação, as perspectivas e os desafios em levar assistência a saúde à população ribeirinha.

No final da tarde da segunda-feira, 07, a equipe da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APS) do Ministério da Saúde (MS) visitou a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros. A embarcação é gerenciada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atende as comunidades de várzea do Aritapera e Urucurituba. 

O objetivo da visita do Ministério da Saúde foi conhecer a estrutura da embarcação, o fluxo de viagens, a realidade local da região, as perspectivas e os desafios em levar assistência à saúde da população ribeirinha. Dessa forma, aproximar a relação do governo federal com os municípios, agregando o Estado para potencializar o cuidado em saúde em áreas remotas de Santarém. 

A comitiva do MS foi composta pelas assessoras técnicas do departamento da saúde da família e comunidade da secretaria da APS, Aline Gonçalves e Maykeline Leite, a coordenadora de acesso e equidade na APS, Lilian Gonçalves, o coordenador geral de financiamento da atenção primária (CGFAP), Dirceu klitzke e a técnica da coord. de financiamento da APS, Tatiane Menezes.

A visita foi conduzida pela assessora de Rios Tângara Sansil, acompanhada pela titular da Semsa, Irlaine Figueira, da coord. da APS de Santarém, Daniella Bernades, o coord. da Rede de Atenção à Saúde (RAS) da Semsa, Lauro Corrêa, da coord. de planejamento, Rosalina Bentes, da coord. do Núcleo de referência técnica em saúde da Semsa, Maria do Desterro e da equipe da unidade fluvial. 

Dirceu klitzke, coordenador geral de financiamento da atenção primária (CGFAP), reforça que para universalizar os serviços de atenção primária, é preciso considerar diferenças entre municípios e regiões do país. 

"Nós, Ministério da Saúde, queremos realizar em parceria com municípios e estados da região amazônica, políticas e programas que levem em consideração as singularidades da região, além do fato que vamos buscar intensificar todas as ações que combatam as iniquidades em saúde".

De acordo com a coordenadora de acesso e equidade na Atenção Primária à Saúde, Lilian Gonçalves,  a visita encurta as relações do Ministério da Saúde com o município de Santarém.

"A visita amplia as ações e o pacto federativo, com foco sempre no cuidado das pessoas e das populações que tanto precisam, como diz o nosso Presidente Lula e a nossa Ministra Nísia".

A titular da Semsa, Irlaine Figueira, relata a importância da visita.

"Ficamos muito felizes em receber a visita da equipe do Ministério da Saúde, pois assim explicamos a nossa realidade, os fluxos de atendimentos, a população e a região que é  assistida pela embarcação. Com isso, eles puderam entender a importância da UBSF e juntos discutimos estratégias de como podemos melhor atender a população ribeirinha".

Unidade Fluvial Ailton Barros


A UBSF é uma embarcação que comporta Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), equipadas com materiais, mobiliário e ambientes necessários para atender a população de rios.

Em 2019, UBSF Ailton Barros foi inaugurada, mas passou por ajustes técnicos para atender as exigências do Ministério da Saúde, sendo entregue revitalizada, equipada e mobiliada como parte da programação de aniversário de Santarém em 2022. 

A embarcação presta assistência em duas regiões: Urucurituba, composta por 8 comunidades, com 628 famílias e 2.053 moradores, e a região do Aritapera, composta por 14 comunidades, com 577 famílias e 1.655 moradores.

Dentre os serviços ofertados pela UBSF, estão: dispensação de medicamentos, consultas médicas, odontológicas, ambulatoriais, aplicação de vacinas de rotina entre outros.  

Atualmente, Santarém conta com três UBSF's em atuação: o Abaré I, o Abaré II e o Ailton Barros.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.