No Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, celebrado nesta segunda-feira, 12 de maio, a Prefeitura de Santarém destaca os avanços no atendimento às pessoas diagnosticadas com a síndrome. Desde a aprovação da Lei Municipal nº 20.318/2019, que garante o reconhecimento da fibromialgia como condição para atendimento prioritário, já foram entregues 388 carteirinhas específicas para pacientes.
A emissão do documento permite que pessoas com fibromialgia tenham acesso facilitado a serviços públicos e privados, como atendimento preferencial em bancos, repartições públicas, supermercados e unidades de saúde. A iniciativa é um marco importante para a inclusão e a valorização dos direitos de quem convive com a síndrome, caracterizada por dores crônicas e generalizadas, fadiga e distúrbios do sono.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a entrega das carteiras é feita após análise médica e comprovação do diagnóstico. “Essa é uma forma de reconhecer oficialmente a condição do paciente e garantir que ele tenha um atendimento mais humanizado e célere”, afirmou Irlaine Figueira, secretária adjunta de Saúde do município.
Além da emissão das carteirinhas, Santarém tem promovido ações de conscientização para combater o preconceito e a desinformação sobre a fibromialgia, que afeta majoritariamente mulheres e muitas vezes é invisibilizada por falta de sintomas físicos aparentes.
A Prefeitura reforça que pacientes diagnosticados com fibromialgia podem solicitar a carteirinha na Secretaria de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, munido de laudo, cartão sus, comprovante de residência, RG, CPF e uma foto 3x4. A carteira é entregue em até 10 dias e tem 5 anos de validade.