1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Culto Ecumênico marca abertura da Campanha Setembro Amarelo em Santarém
Culto Ecumênico marca abertura da Campanha Setembro Amarelo em Santarém Autor: Desconhecido

Culto Ecumênico marca abertura da Campanha Setembro Amarelo em Santarém

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
Mês de alerta ao suicídio irá promover várias ações

Autoria: Weldon Luciano

 

Mês de alerta ao suicídio irá promover várias ações


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza no mês 9 a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Na última quarta-feira (1), um culto ecumênico marcou a abertura da programação. Funcionários, convidados e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) prestigiaram o evento.

“Temos uma vasta programação que envolve a temática da campanha. É preciso fazer algo a respeito, visto que o suicídio tem crescido muito e por isso estamos desenvolvendo essa campanha. Hoje realizamos a abertura com a realização do culto ecumênico, mas até o fim de setembro teremos muitas outras atividades com a equipe que atua no CAPS e parceiros de instituições particulares com o objetivo de promover orientações e auxiliar as pessoas que necessitam de ajuda”, informou a coordenadora do CAPS III, Larissa Rocha.

Durante todo o mês, diversas ações serão desenvolvidas com o objetivo de promover o debate e garantir maior conscientização da população para a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio. A programação contará com uma blitz na orla da cidade no dia 10 de setembro, considerado o dia D da campanha. No dia 24, acontece uma Live Pró Vida, com a participação de palestrantes que vão abordar os mais variados temas sobre a saúde mental.

No dia 25 de setembro, no prédio do CAPS AD III, das 9h às 17h, ocorre o Plantão Psicológico, onde os profissionais realizarão escuta psicológica. No dia 30 de setembro, a programação encerra com a Caminhada do Afeto.

Setembro Amarelo

Dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por essas situações e que vidas podem ser salvas com atitudes simples e que falar sobre saúde mental é algo essencial.

“Nossa realidade nos aponta um alto índice de suicídio no Brasil e são casos anunciados que poderiam ter sido evitados se as pessoas próximas tivessem observado os sinais. Às vezes, a rotina nos impede de prestar atenção nas pessoas e em muitos casos são pessoas que estão próximas da gente, que amamos, e que necessitam de ajuda. Por isso, aproveitamos o setembro amarelo para fazer essa reflexão, chamar a atenção para os sinais e convocar a população para essas ações, identificar casos e promover o atendimento adequado desses pacientes por meio da rede de apoio no município”, argumentou a socióloga do CAPS, Osmarina Pires.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.