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Coordenador do Projeto Lean nas Emergências avalia ações da equipe do HMS Autor: Desconhecido

Coordenador do Projeto Lean nas Emergências avalia ações da equipe do HMS

Natashia Santana
Publicado em - Atualizado
O projeto, de iniciativa do Ministério da Saúde, executado pelo Sírio-Libanês, começou a ser implantado há 3 meses

Com o objetivo de reduzir a superlotação no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), o projeto Lean nas Emergências já está sendo aplicado na Unidade há cerca de 3 meses. 

 

Nesta terça-feira (26), o HMS recebeu o coordenador geral do Projeto no Brasil, Dr. Rosivel Santos, que avaliou a equipe de forma positiva – “O que a gente tem visto aqui é uma verdadeira reestruturação no serviço oferecido na internação. Estou muito feliz com os primeiros resultados”, disse ele.

 

A cada 15 dias, desde o início de agosto, dois consultores do Hospital Sírio-Libanês, um médico e um especialista em processos, vêm até o HMS para acompanhar as implantações das metodologias de gestão, ao qual busca otimizar indicadores de urgência e emergência. O Dr. Rosivel faz parte do corpo de especialistas do Hospital Sírio-Líbanês e veio pela primeira vez até Santarém para avaliar as ações desenvolvidas até o momento.

Legenda da foto: Consultores do Hospital Sírio-Libanês avaliam equipe do HMS.

 

“Tem uma série de ações sendo realizadas que está acelerando o fluxo de atendimento, mantendo a segurança e a qualidade assistencial. Então a gente viu a gestão visual, a implantação de várias ferramentas”, afirmou o coordenador.

 

Nesse período de atividade junto a equipe, está em prática a ferramenta 5s, que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A equipe tem realizado diariamente o Huddle, essa ferramenta propõe reuniões de curta duração com equipe multidisciplinar que avalia a gestão da rotina. Os fluxos mais recentes, aplicados nas duas últimas semanas, foram o Fast Track, a definição da Sala de Decisão Médica (Clinical Decision Unit), Teoria de Filas e Teoria das Restrições.

 

"Conseguimos diminuir o tempo de espera do paciente da recepção até a triagem e diminuímos também o tempo de decisão médica pela internação até a transferência do leito", disse a diretora geral do HMS, Christiani Schwartz.

 

Legenda da foto: Equipe HMS e consultores.

Para o coordenador do projeto o hospital tem respondido muito bem, ele enfatiza que evoluiu rapidamente em pouco meses de atuação da metodologia Lean. “Sabemos que o problema de superlotação é crônico e tem sido resolvido de uma forma ágil pelos colaboradores do HMS. A gente espera retornar aqui e ter ainda mais resultados positivos que beneficiem a população local e da região”, finalizou.

 

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