1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Coordenador do Projeto Lean nas Emergências avalia ações da equipe do HMS
Coordenador do Projeto Lean nas Emergências avalia ações da equipe do HMS Autor: Desconhecido

Coordenador do Projeto Lean nas Emergências avalia ações da equipe do HMS

Natashia Santana
Publicado em - Atualizado
O projeto, de iniciativa do Ministério da Saúde, executado pelo Sírio-Libanês, começou a ser implantado há 3 meses

Com o objetivo de reduzir a superlotação no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), o projeto Lean nas Emergências já está sendo aplicado na Unidade há cerca de 3 meses. 

 

Nesta terça-feira (26), o HMS recebeu o coordenador geral do Projeto no Brasil, Dr. Rosivel Santos, que avaliou a equipe de forma positiva – “O que a gente tem visto aqui é uma verdadeira reestruturação no serviço oferecido na internação. Estou muito feliz com os primeiros resultados”, disse ele.

 

A cada 15 dias, desde o início de agosto, dois consultores do Hospital Sírio-Libanês, um médico e um especialista em processos, vêm até o HMS para acompanhar as implantações das metodologias de gestão, ao qual busca otimizar indicadores de urgência e emergência. O Dr. Rosivel faz parte do corpo de especialistas do Hospital Sírio-Líbanês e veio pela primeira vez até Santarém para avaliar as ações desenvolvidas até o momento.

Legenda da foto: Consultores do Hospital Sírio-Libanês avaliam equipe do HMS.

 

“Tem uma série de ações sendo realizadas que está acelerando o fluxo de atendimento, mantendo a segurança e a qualidade assistencial. Então a gente viu a gestão visual, a implantação de várias ferramentas”, afirmou o coordenador.

 

Nesse período de atividade junto a equipe, está em prática a ferramenta 5s, que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A equipe tem realizado diariamente o Huddle, essa ferramenta propõe reuniões de curta duração com equipe multidisciplinar que avalia a gestão da rotina. Os fluxos mais recentes, aplicados nas duas últimas semanas, foram o Fast Track, a definição da Sala de Decisão Médica (Clinical Decision Unit), Teoria de Filas e Teoria das Restrições.

 

"Conseguimos diminuir o tempo de espera do paciente da recepção até a triagem e diminuímos também o tempo de decisão médica pela internação até a transferência do leito", disse a diretora geral do HMS, Christiani Schwartz.

 

Legenda da foto: Equipe HMS e consultores.

Para o coordenador do projeto o hospital tem respondido muito bem, ele enfatiza que evoluiu rapidamente em pouco meses de atuação da metodologia Lean. “Sabemos que o problema de superlotação é crônico e tem sido resolvido de uma forma ágil pelos colaboradores do HMS. A gente espera retornar aqui e ter ainda mais resultados positivos que beneficiem a população local e da região”, finalizou.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.