3. Saúde
  4. Conferência Municipal seleciona nove propostas de políticas públicas para aprimorar os serviços de saúde em Santarém
Conferência Municipal seleciona nove propostas de políticas públicas para aprimorar os serviços de saúde em Santarém Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Katrine Bentes
A ação reuniu gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde deste ano -  sob o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer - foi uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMSS). O evento proporcionou um espaço de debate e reflexão, reunindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS para discutir os eixos temáticos fundamentais. As ideias e propostas geradas foram compiladas em um documento direcionado à gestão municipal, visando orientar futuras ações e aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços na rede pública.

Nesse ambiente de troca de ideias, nove propostas foram selecionadas, abrangendo os três eixos temáticos em destaque. Além disso, 8 delegados foram eleitos para representar Santarém na próxima etapa da Conferência, agendada para agosto, em nível estadual, onde ganharão ainda mais visibilidade e poderão ser debatidas em um contexto mais amplo. O evento ocorreu em 19 de abril, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O destaque da conferência foi a presença da Dra. Juliana Gagno, mestra em Saúde Pública, que compartilhou sua expertise sobre o tema central do evento. Os eixos temáticos foram enriquecidos por palestrantes como a assistente social Maria Lenilda, que abordou questões de democracia, controle social e os desafios da gestão participativa na saúde, e a Dra. Cíntia Soares, que discutiu a importância do trabalho digno, humanizado e democrático no SUS para o futuro do Brasil.

Ana Dilma, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, ressaltou a importância do evento.

"Nesta conferência, elegemos nove propostas de políticas públicas para o relatório da Conferência Estadual. Além disso, elegemos a representatividade da delegação, composta por gestores, trabalhadores e usuários da saúde, em conformidade com a paridade exigida por lei. A diversidade de perspectivas e a profundidade das discussões prometem inspirar ações transformadoras no setor da saúde local e estadual".

"As conferências são espaços inclusivos onde profissionais de saúde, membros da sociedade civil e autoridades locais discutem e propõem soluções concretas para fortalecer o SUS. Esses encontros promovem a participação ativa de todos na construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente. É crucial o diálogo entre a gestão e a população em cada região de Santarém para identificar demandas específicas e elaborar ações mais eficazes,” ressaltou o titular da Semsa, Albino Luciano.

Antes deste evento, aconteceram as pré-conferências, durante as quais os membros do CMSS e os agentes da Semsa percorreram todas as áreas da cidade - urbana, planalto e ribeirinha - para dialogar com os usuários do SUS sobre a saúde local e sugerir diretrizes para políticas públicas participativas. Nessas reuniões, os moradores e líderes comunitários compartilharam necessidades e propuseram melhorias para as ações de saúde em suas comunidades, escolhendo seus representantes para a próxima etapa.