1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Comitê Gestor do HMS e UPA realiza treinamento com líderes de setores sobre fluxo de atendimento e rotinas
Comitê Gestor do HMS e UPA realiza treinamento com líderes de setores sobre fluxo de atendimento e rotinas Autor: Natashia Santana/Ascom HMS UPA

Comitê Gestor do HMS e UPA realiza treinamento com líderes de setores sobre fluxo de atendimento e rotinas

Natashia Santana
Publicado em - Atualizado
Os líderes do PSM, CCIH, Sesmt, RH e a direção de serviço de manutenção e operação falaram sobre fluxo assistencial.

Nesta quinta-feira (13), o Comitê Gestor realizou uma tarde de treinamentos com os líderes de setores do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com objetivo de envolver os profissionais no alinhamento dos principais processos de trabalho das três unidades.

Os líderes do PSM, CCIH, Sesmt, RH e a direção de serviço de manutenção e operação falaram sobre o fluxo assistencial que precisa ser realizado diariamente, para que as atividades possam ser registradas administrativamente e ainda que possam fluir de forma organizada, rápida e com segurança.

Segundo a presidente do Comitê Gestor do HMS e UPA, Greyce Gomes, desde o início do ano, a equipe começou a implantação de novos processos e aprimoramento de atividades de rotina, que ja eram realizadas anteriormente. Ela afirma que toda equipe precisa estar bem alinhada para boa engrenagem do serviço hospitalar. 

“O nosso objetivo com esse treinamento foi alinhar a comunicação entre os líderes multiprofissionais, reforçar processos administrativos importantes para melhor efetividade do serviço e garantir a melhor assistência ao usuário. A partir daqui, eles irão replicar com os seus liderados”, enfatizou.

Na oportunidade, a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dayna Waimer, relembrou aos líderes sobre o processo que deve ser realizado quando houver acidente com material biológico. Ela explica que no Hospital são realizados muitos procedimentos invasivos como, por exemplo, a punção venosa, procedimentos cirúrgicos, aplicação de injetáveis, entre outros.

“Esses procedimentos geram um risco de exposição biológica com o sangue, líquido amniótico, secreções em geral e para evitar que após o contato com esses fluidos o colaborador desenvolva alguma doença é necessário realizar o fluxo de atendimento, que envolve a triagem, coleta de exames específicos, avaliação médica e dispensação de medicamentos, como os antivirais”, explicou.

Em paralelo a este assunto, a enfermeira do Trabalho falou sobre o fluxo para casos de acidentes de trabalho. Ela destacou a importância de registrar corretamente essas situações. A chefe de Divisão de Recursos Humanos do HMS e UPA aproveitou o momento para alinhar processos com algumas falhas.

A direção de Serviço de Manutenção e Operação atuou com um rápido treinamento quanto a aplicação de protocolo de solicitação de serviço.

“O nosso objetivo é envolver ainda mais os líderes para que o Hospital receba as devidas melhorias estruturais”, disse.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.