O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), orgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na quarta-feira, 21, um arraial especial com o tema Inclusão Junina. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: roda de conversa, orientações, degustação de comidas típicas, quadrilha, sorteios e muita diversão. Em média, 50 pessoas participaram.
Elizabeth Sousa é mãe de três crianças atendidas na unidade e frisa a importância da ação. “Esses eventos permitem a socialização e a inclusão, pois geralmente em outros lugares as crianças se sentem excluídas. Então, ver os meus filhos brincando, interagindo e se divertindo faz com que nossa família se sinta acolhida. E com certeza isso ajuda muito no tratamento deles".
Segundo o coordenador do centro, Marlon Marinho, além de comemorar o São João, o objetivo da atividade foi trabalhar a inclusão.
"Esse momento de descontração é muito importante, pois assim como reforça os laços do usuários com o serviço, também faz com que o público se sinta integrante da sociedade e mais valorizado. E, para nós, poder contribuir para este processo é muito gratificante”, destacou.
A psicopedagoga do Capsi, Soraia Paiva, reforçou a importância do evento.
"Com o arraial do Capsi, nós enfatizamos a interação social entre as crianças atendidas na unidade, pois através desse convívio que as crianças desenvolvem seus valores morais e éticos. Além disso, a interação contribui para aprendizagem delas, além de estabelecer essa integração a sociedade, tendo em vista que geralmente essas crianças têm dificuldade de interagir".