Neste sábado, 13, uma blitz educativa foi realizada pela Secretaria Muncipal de Saúde (Semsa) em frente ao Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), como parte das iniciativas da campanha Janeiro Branco. Durante o evento, profissionais não apenas do centro, mas também de outras unidades ligadas à saúde mental, distribuíram panfletos informativos para motoristas, motociclistas e pedestres. O objetivo foi alertar sobre questões psicológicas, combater o estigma associado à saúde mental e enfatizar a importância do cuidado psicológico.
Para o coordenador do CAPS AD III, Pedro Guilherme Azevedo, ações extramuros permitem quebrar o estigma voltado à saúde mental.
"Atividades como a blitz nos possibilitam mostrar à comunidade o serviço desenvolvido no centro, desmistificando a ideia de que buscar ajuda psicológica é coisa de gente 'doida' ou coisas do tipo. Estou muito feliz. Assumi recentemente a coordenação do CAPS AD III e é muito gratificante ver a mobilização de nossos profissionais e de outras unidades para promover saúde mental. É isso, estamos comprometidos em trabalhar essa temática não apenas em janeiro, mas durante todo o ano."
Sobre o Caps AD III: atende a todas as faixas etárias, por demanda espontânea, tendo como público-alvo: pessoas com transtornos ocasionados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Localizado na Av. Presidente Vargas, nº 2809 - Aparecida, funciona 24h (horário ampliado em 2015), de segunda a domingo, incluindo feriados e finais de semana. Das 8h às 18h o atendimento é aberto ao público (depois desse horário só serviço interno com os pacientes em hospitalidade). Foi inaugurado em 2010 e possui mais de 4.500 pessoas cadastradas, é gerenciado pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).