3. Saúde
  4. Casa da Criança e Operação Sorriso acompanham pós-operatório das cirurgias de fissura labiopalatina de 51 crianças e adultos
Casa da Criança e Operação Sorriso acompanham pós-operatório das cirurgias de fissura labiopalatina de 51 crianças e adultos Autor: Desconhecido

Katrine Bentes
Pacientes de 16 municípios do Oeste do Pará estão sendo atendidos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde da Criança, em parceria com a Operação Sorriso, retomou o acompanhamento na manhã desta terça-feira, 07, do pós-cirúrgico dos pacientes beneficiados pela organização que realizou, de 8 a 17 de maio, 75 atendimentos e 51 cirurgias corretivas gratuitas para fissura labiopalatina em crianças e adultos do município e outras 15 cidades do Oeste do Pará.

Após nove meses, a Operação Sorriso retorna a Santarém para verificar como estão os pacientes. O otorrinolaringologista, Jocivan Pedroso, enfatiza a importância desse momento. “A partir da avaliação nós podemos ver a necessidade da criança, se necessário já damos andamento as futuras cirurgias.“

A Casa da Criança realiza o pré e pós-operatório. Tudo começa com a seleção e a preparação dos pacientes para quando a Operação Sorriso chegar não acontecer nenhum problema que impeça de fazer o procedimento reparatório. Após a cirurgia, o pós-operatório é essencial para saber como os pacientes estão, para que seja realizado o acompanhamento com os profissionais adequados.

“O paciente com fissura não se resume apenas a cirurgia, ele precisa de todo um acompanhamento para avançar no tratamento. E hoje nós recebemos um reforço da Operação Sorriso. Essa parceria é essencial para a plena recuperação dos pacientes e a avaliação para verificar se eles precisam fazer outra cirurgia de correção,” relata a coordenadora da Casa da Criança, Oldaisa Alves.

A dona Elciene Andrade se mudou para Santarém para continuar o tratamento regular do filho, Carlos Eduardo Mota do Nascimento, na Casa da Criança. “Ele vem ao centro pelo menos uma vez ao mês, vários profissionais fazem o atendimento. Eu sou de Monte Alegre, por conta dos gastos com as viagens decidi me mudar para cá de vez.”

Além disso, a mãe do Carlos celebrou a eficiência do atendimento dado ao  pequeno. “Eu agradeço primeiramente a Deus, depois a Operação Sorriso e a Casa da Criança. Não tenho palavras pra expressar a minha gratidão. Ele já fez três cirurgias, duas partes da boca eram abertas e agora está lindo. As cirurgias mudaram a vida dele e a minha.”

Operação Sorriso
A Operação Sorriso é uma organização médica sem fins lucrativos que realiza atendimentos e cirurgias gratuitas em pessoas nascidas com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina.
A instituição foi fundada na cidade de Norfolk, na Vírginia, Estados Unidos, em 1982, e realiza missões em todo o mundo. Em Santarém, conta com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em 2022, a Operação Sorriso completou 15 anos de atuação na cidade somando 2.248 famílias atendidas.

*As imagens das crianças utilizadas nesta matéria foram autorizadas pelos pais e/ou responsáveis.