O berçário do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) foi transformado em uma selva de fofura pelo bloquinho dos bebês fantasiados de oncinhas, joaninhas, bezerrinhos e tartaruguinha. Para dar boas-vindas ao mês de fevereiro, a equipe multiprofissional do hospital promoveu a ação de carnaval com direito a ensaio fotográfico repleto de emoção, amor e criatividade. As vestimentas foram confeccionadas com muito carinho pela coordenadora do setor Psicossocial da unidade.
As imagens capturadas durante o ensaio são uma explosão de ternura, cada clique revelando um pouco mais da alegria e do encanto que esses mini foliões trouxeram ao ambiente hospitalar. Além de alegrar os corações das mamães e trazer um clima festivo para o hospital, a iniciativa destacou a importância de momentos de leveza, fundamentais para o bem-estar e a humanização do atendimento, explicou a coordenadora do Psicossocial, Narjara Dantas.
"Essas fantasias foram produzidas com todo amor e carinho para alegrar as mamães que, por motivos de saúde, ainda não puderam levar seus filhos para casa. Isso reforça toda a dedicação e cuidado da equipe aos bebês”, enfatizou.
O painel, que serviu de fundo para o ensaio, foi confeccionado voluntariamente pelo artista plástico Lucenildo Oliveira. A ação é fruto de parceria dos setores de Comunicação, Psicossocial, Núcleo de Ensino e Pesquisa e Fisioterapia do HMS.
Neste pré-carnaval, os bebês, vestidos em suas fantasias de bichinhos, foram mais do que modelos fotográficos; foram embaixadores da alegria. Entre eles estava o pequeno Levi, filho de Aline Sousa, uma mãe de primeira viagem. Levi veio ao mundo prematuramente em 27 de janeiro, pesando apenas 1.615 kg e precisou ficar internado na unidade. Para a mãe do bebê a ação trouxe ânimo.
"Ele estava para nascer no carnaval, mas acabou adiantando e nasceu com baixo peso. Vê-lo assim, tão fofo, lindo, perfeito, me deixou feliz. O atendimento aqui está sendo maravilhoso, a equipe é excelente. Mas não vejo a hora de poder levá-lo para casa", contou.
No ano de 2023, o berçário do HMS acolheu um total de 547 bebês recém-nascidos. Já em janeiro deste ano foram registradas 22 admissões. A ação contou com a retaguarda dos profissionais do setor.
Colaborou Katrine Bentes, assessora de comunicação da Semsa