Desde o início do mês de março, o número de pacientes com síndrome gripal, que procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, aumentou em 53% em relação ao mês anterior. Esse crescimento tem causado superlotação na Unidade, podendo aumentar o tempo de espera no atendimento. A equipe multiprofissional da Unidade orienta a população quanto ao perfil de acolhimento, que são os casos de sintomas persistentes ou graves. As UBS's atendem sintomas leves.
Segundo dados da UPA, no mês de fevereiro foram realizados 3.126 acolhimentos para síndrome gripal, sendo 2.440 adultos e 688 crianças. Nos primeiros 12 dias de março, esse número aumentou consideravelmente, chegando a um total de 2.395 – com 1.777 adultos e 618 crianças. Desses, 60% não eram pacientes com sintomas de emergências, ou seja, poderiam ter ido para uma UBS ou unidade 24h.
“A gente pede à população que faça a busca pelo nosso serviço em caso de risco iminente, como por exemplo, saturação abaixo de 95%, febre, diarreia e vômito persistente”, disse o gerente da UPA, Rodolfo Sousa.
Ele ressalta ainda que a UPA não atende somente síndromes respiratórias. “Nós atendemos diversas patologias e diante do número alto de pessoas que procuram a unidade sem estarem no perfil correto faz com que o serviço sobrecarregue”, disse.
O chefe da Rede de Atenção à Saúde (RAS), Lauro Corrêa, afirma que o município de Santarém está trabalhando o tratamento para sintomas gripais, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.
“A porta de entrada para tratar essas doenças são as Unidades Básicas de Saúde. O público que apresenta sintomas leves pode procurar a atenção primária. Toda equipe está de prontidão para atender com oferta de teste rápido, com atendimento agendado”, enfatiza.
As UBS's atendem de segunda a sexta, das 07h às 18h, a unidade 24hs segue o acolhimento de segunda a segunda. A UPA 24h também atende direto.
Veja o perfil de cada unidade
As UBS's devem ser procuradas quando a pessoas apresentarem sintomas gripais leves:
Com coriza
Com início de vômito e diarréia
Com calafrios
Com dor na garganta
Com dor de cabeça
Com tosse
Com febre baixa
Só procure a UPA com sintomas persistentes, tais como:
Saturação abaixo de 95%
Febre acima de 38 graus e persistente por mais de 24h
Desidratação (diarréia ou vômito)
Alteração de nível de consciência
Desconforto respiratório