As festividades de Nossa Senhora da Conceição conhecidas como “Arraial” já estão ocorrendo na Praça da Matriz movimentando a economia e o turismo local. Como estratégia de acesso a atendimentos de saúde, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), montou uma base ofertando serviços de urgência e emergência, vacinação infantil, orientações e fiscalização sanitária. Os profissionais estarão atuando durante os dozes dias.
Vacinação infantil
A procura pela vacinação infantil contra a covid-19 está baixa no município. Por isso, a Semsa instalou um posto próximo a barraca da Santa e está imunizando de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h. Estão sendo ofertadas doses da Pfizer baby para crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidade, além de coronavac para crianças de 3 a 4 anos.
“Temos bastante vacina para o público infantil, mas infelizmente pouca adesão dos pais responsáveis. Acredito que ampliando os pontos de oferta a busca pode melhorar. Precisamos proteger nossas crianças contra esse vírus”, pontuou a coordenadora da rede de Frios, Kátia Moura.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está com uma ambulância fixa na Praça da Matriz e dando apoio com outras duas ambulâncias.
“Nós montamos uma mini base para atender no arraial. Uma ambulância vai ficar lá todas as noites, com um enfermeiro, um técnico e um condutor. E também daremos apoio com mais duas ambulâncias para ficar de prontidão para qualquer ocorrência que possa acontecer. No círio atendemos 21 ocorrências e continuamos empenhados para as festividades”, informou o coordenador do Samu, Joziel Colares.
Vigilância Sanitária
A Semsa também está com equipes da vigilância sanitária fiscalizando e orientando os proprietários das barracas que estão comercializando alimentos. A coordenadora Helen Silvestre contou sobre a atuação. “Durante as festividades tem muitas barracas de comidas, restaurantes e lanchonetes. Então, a equipe da vigilância sanitária fiscaliza e orienta para ter certeza que os alimentos comercializados estejam dentro dos padrões sanitários.”