Um corredor humano formado pela equipe multiprofissional de plantão, balões coloridos, confetes e aplausos. Foi assim que o pequeno David Feleol, de apenas um ano e dois meses de idade, teve sua jornada no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, marcada por uma despedida calorosa nesta quinta-feira (20). Após passar 37 dias internado para tratar um quadro de pneumonia, David recebeu uma homenagem repleta de carinho da equipe do hospital que o acompanhou durante todo o processo.
Na saída do HMS, no aconchego do colo da mãe, David adentrou o corredor humano formado pelos profissionais de saúde, numa atmosfera festiva e acolhedora. A mãe segurava uma plaquinha com a inscrição "Eu venci!". O rosto do pequeno iluminou-se com um sorriso tímido.
Odilene Martins, a mãe de David, relembrou com emoção os desafios enfrentados durante a internação do filho.
"Ele chegou aqui muito grave, recebeu todo o tratamento necessário, chegou a ter uma parada cardíaca no PSM, mas graças a Deus fizeram tudo o que podiam e ele resistiu", contou.
"Acompanhar a recuperação do David foi uma experiência gratificante para toda a equipe do setor psicossocial. Nosso objetivo era oferecer suporte emocional tanto para ele, quanto para sua família durante todo o processo de tratamento. Ver a alegria e o alívio estampados no rosto deles ao sair da unidade nos enche de satisfação e nos motiva a continuar nosso trabalho", destacou a coordenadora do setor psicossocial do hospital, Narjara Dantas.
Primeiros passos durante a internação
Durante a estadia no hospital, David aprendeu a dar seus primeiros passos, transformando o local em seu lar temporário.
"Ele viveu muitas coisas aqui dentro, aprendeu a andar, fez muitas amizades com outras crianças e com as pessoas que trabalham aqui. Foi muito bem acolhido por todos, desde os enfermeiros até o pessoal da limpeza", contou Odilene.
Um dos momentos que marcaram a internação de David foi uma ação de humanização realizada pelo projeto Sextou em Ação, que proporcionou uma sessão de cinema para a clínica pediátrica.
"Para quem está aqui dentro, isso tem um significado grande. Para quem está lá fora, parece que não, mas para a gente teve um significado muito grande. Vou levar isso como exemplo. Só tenho gratidão por toda a equipe do hospital que nos acolheu com tanto amor", disse Odilene.
O diretor técnico do HMS, Dr. João Batista, enfatizou a importância do acolhimento e da humanização no atendimento aos pacientes.
"Nossa missão é oferecer um ambiente de cuidado integral e humanizado para todos que passam por nossas unidades de saúde. A história de David é um exemplo vivo da dedicação, profissionalismo e acolhimento da equipe, fruto do trabalho conjunto de nossos profissionais para proporcionar uma experiência de recuperação positiva", destacou.