No mês de outubro, a Prefeitura de Santarém, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) e a Secretaria de Educação do Estado (5ª URE), desenvolveu atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) nas 148 instituições da rede municipal e estadual. A importância da saúde bucal foi destacada em palestras, escovações supervisionadas e aplicação de flúor para 54.438 alunos de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), escolas de ensino fundamental, médio e técnico, nas zonas urbana, planalto e rios.
Para a enfermeira da Divisão Técnica da Semsa, Karen Lima, as ações são fundamentais para a saúde como um todo. “A Saúde Bucal sendo incorporada nas práticas educativas contribui para a prevenção de problemas dentários e promoção da saúde bucal. As ações foram satisfatórias tanto para os alunos quanto para os profissionais que desenvolveram”.
“A escola tem o poder motivador sobre os pré-escolares. A saúde bucal tem uma forte influência na vida das pessoas, dessa maneira, resulta em hábitos e atitudes que preservam a saúde como um todo e trabalhar o PSE é de suma importância nas escolas de Santarém”, destacou o Coordenador de Saúde Bucal da Semsa, Jheymenson Coelho.
Sobre o Programa
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial instituída pelo Decreto n° 6.826, de 5 de dezembro de 2007, que visa a integração e a articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade dos estudantes. Anualmente, o programa oferta 13 temáticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.