3. Saúde
  4. Prefeitura intensifica vacinação contra a gripe no primeiro fim de semana da campanha
Prefeitura intensifica vacinação contra a gripe no primeiro fim de semana da campanha Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Mais de 1.200 pessoas foram imunizadas.

Com o inverno amazônico, o índice de chuvas aumenta, tornando o clima propício para os casos de síndromes respiratórias. Visando ampliar a cobertura vacinal contra a influenza (gripe), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou as ações no primeiro fim de semana da campanha, disponibilizando vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), das 8h às 16h. Mais tarde, a imunização continuou no hall da Prefeitura, das 17h às 21h, no sábado, e domingo de 8h às 14h. Além disso, houve imunização no Lar São Vicente de Paulo. Ao todo, 1.293 pessoas foram imunizadas.

“A população atendeu ao nosso chamado, mas precisamos continuar na busca ativa dos grupos prioritários para garantir a proteção contra esses vírus. Lembrando à população que temos vacina em todas as unidades de saúde, facilitando o acesso a esses grupos," relata a coordenadora da rede de frio da Semsa, Katia Moura.

A vacina disponível é do tipo trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma cepa do vírus influenza. A Semsa recebeu 72.900 doses do imunizante, produzido pelo Instituto Butantan. A campanha começou na sexta-feira, 24, e segue até o dia 31 de maio. Nesse primeiro momento, a imunização ocorre para grupos prioritários.

Confira quem pode receber a vacina contra gripe

- Crianças de seis meses a menores de seis anos;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Idosos com 60 anos ou mais;

- Povos indígenas;

- Professores;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com comorbidades;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Forças de segurança e salvamento e forças armadas;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

- População privada de liberdade.

Para se vacinar é necessário apresentar alguns documentos, sendo eles: o RG, ou algum outro documento de identificação com foto, CPF, cartão vacinal ou cartão do SUS, além do documento que comprove o vínculo de atuação dentro dos grupos prioritários.