Próximo do aniversário de 362 anos, Santarém segue recebendo presentes. O mais recente foi entregue na noite dessa segunda-feira, 12, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb): trata-se do sistema completo de iluminação de led, de alto padrão, da Avenida Elias Pinto, uma das maiores obras de mobilidade urbana da história recente do município.
A iluminação que conta com 187 luminárias de led, 187 braços de 4 metros, uma rede com mais de 13 mil metros de fiação, além de 187 postes de concreto instalados pela concessionária Equatorial Energia, estende-se pelos 6,35 km de extensão da via, desde a BR 163 (Rodovia Santarém-Cuiabá) à PA 457 (Rodovia Everaldo Martins), beneficiando mais de 60 mil moradores de 11 bairros da zona oeste.
"A via, em si, já é bem sinalizada, porém com a iluminação a segurança só aumenta. Um trabalho que não foi fácil, que exigiu muito esforço e dedicação em um curto período de tempo, e que para nós que atuamos nessa área, olhar agora essa linda avenida toda iluminada, não tem preço", destacou o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos Jean Murilo.
A Avenida Elias Pinto é uma das maiores obras de mobilidade urbana dos últimos 25 anos de Santarém. Inaugurada, oficialmente, no dia 30 de janeiro deste ano, ela é a construção do presente, mas, acima de tudo, um importante legado para o futuro.
"Era urgente e necessário pensar em uma nova alternativa de mobilidade por conta do aumento do fluxo na Rodovia Fernando Guilhon, por isso apresentamos, lá atrás, o projeto ao governador Helder Barbalho que prontamente nos atendeu e firmou esta parceria com o município e estamos tendo a felicidade de entregar à população mais uma importante etapa desta via. A iluminação é a cereja do bolo e traz mais segurança aos moradores, condutores de veículos, pedestres e ciclistas que transitam diariamente pela avenida", disse o prefeito Nélio Aguiar.
Com as luminárias da Avenida Elias Pinto, Santarém alcança a marca de 29.300 pontos de energia pública espalhados em todo o perímetro urbano. A expectativa é que esse número possa ultrapassar os 30.000 até o fim deste ano.
A inauguração contou com a presença de autoridades e lideranças comunitárias.
Matéria de Paulo Ricardo Soares - assessor de comunicação Semurb
Galeria de imagens