Fazendo parte da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), promoveu na terça-feira (6) um Workshop sobre empreendedorismo feminino.
O evento teve, em sua maioria, a participação de mulheres ligadas à Casa Rosa – entidade de apoio a mulheres em tratamento contra o câncer de mama, além de associadas às cooperativas de reciclagem e artesãs do município.
A programação reuniu 79 mulheres que debateram habilidades socioemocionais como liderança e comunicação, negociação e vendas, finanças, marca pessoal, networking, gerenciamento de tempo, ferramentas digitais e autoconhecimento, além do tema principal: habilidades empreendedoras.
A capacitação foi ofertada em parceria com o programa Ela Pode. O programa compõe o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), e tem o objetivo de incentivar a geração de renda para mulheres com foco em empreendedorismo feminino. O Ela Pode oferta essas capacitações como aceleração e Capital Semente para mulheres de todo território nacional.
Na ocasião, a palestrante e multiplicadora do workshop foi a jornalista e marketeira Natashia Santana.
"Trabalhamos muito o autoconhecimento e as ferramentas digitais que são temas muito importantes para mulheres que querem ser empreendedoras, porque muitas delas não param para avaliar sua capacidade, sua força e isso está ligado ao autoconhecimento, a identificar suas habilidades, suas emoções e sentimentos para que possam lidar com as coisas do dia a dia. E as ferramentas digitais, que são as ferramentas que o presente e o futuro nos trazem, não tem como fugir disso. Então os dois temas vieram para chacoalhar essas mulheres, que muitas vezes deixaram de acreditar em si”, destacou a multiplicadora.
Natashia também destacou que o incentivo, chamado de Capital Semente, fica agora disponível àquelas que fizeram as capacitações e querem esse empurrãozinho para abrir seu próprio negócio.
"Muitas mulheres estão em situação de vulnerabilidade, não têm oportunidades e muitas vezes não têm condições de pagar um curso. Essa oportunidade, além de capacitar essas mulheres, e poder conquistar o Capital Semente, no valor de 2 mil reais, é muito gratificante".
Ao final, Sabrina Aguiar, coordenadora do setor de Educação Ambiental e mobilizadora do evento destacou a alegria em ver o auditório cheio.
“Muito feliz em ver tantas mulheres buscando seu espaço. A maioria são mulheres de cooperativas e associação de catadores, de artesãs do Residencial Salvação, dentre outras participantes de projetos ambientais. O workshop tem o intuito de ajudar essas mulheres a fortalecer os seus negócios na área ambiental, ou inspirá-las a criar um modelo de negócio sustentável. Estamos com o sentimento de dever cumprido”, disse Sabrina.