Autoria: Júlio César Antunes
Iniciativa foi promovida pelo Ipam com o engajamento de diversos atores da academia, setor público, iniciativa privada, órgãos de assistência técnica e extensão rural.
Ocorreu ao longo da tarde da última quarta-feira (11), a mesa de debate “Estratégias para regularização ambiental em propriedades rurais no Oeste do Pará”. O encontro foi no Auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). A realização é do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); do Frigorífico Ribeiro; Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Sindicato Rural de Santarém (Sirsan); Governo do Pará/Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Segundo a pesquisadora do Ipam, Carolina Salomão, o curso integra uma semana de capacitações que estão ocorrendo no âmbito do projeto NovaBov, coordenado pela instituição. “A ideia é justamente trazer a temática da regularização ambiental conectada com os desafios da cadeia pecuária e as oportunidades em todo o Estado do Pará”, informou Carolina Salomão.
A ação leva o conteúdo para a região do Oeste do Pará que iniciou em Santarém, presencialmente, no ano de 2019, e devido a pandemia os cursos e palestras deram continuidade no modo online.
“O curso vem auxiliar no reconhecimento de pendências ou solucionar problemas que talvez tenhamos na regularização do empreendimento do cliente. Nosso principal desafio é não só o entendimento do produtor rural em relação às pendências, o que deve e não deve fazer na hora da produção, tanto como entender o próprio procedimento das etapas para o deferimento do processo”, disse o geólogo participante do curso Lucas Muniz.
Na manhã desta quinta-feira (12), ocorrerá novo ciclo de capacitação voltada a produtores rurais do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan).