3. Meio Ambiente
  4. Técnicos da cadeia de produção pecuária discutem regularização ambiental em propriedades rurais no Oeste do Pará
Técnicos da cadeia de produção pecuária discutem regularização ambiental em propriedades rurais no Oeste do Pará Autor: Desconhecido

Alanda Matos
Iniciativa foi promovida pelo Ipam com o engajamento de diversos atores da academia, setor público, iniciativa privada, órgãos de assistência técnica e extensão rural.

Autoria: Júlio César Antunes

Ocorreu ao longo da tarde da última quarta-feira (11), a mesa de debate “Estratégias para regularização ambiental em propriedades rurais no Oeste do Pará”. O encontro foi no Auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). A realização é do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); do Frigorífico Ribeiro; Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Sindicato Rural de Santarém (Sirsan); Governo do Pará/Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Segundo a pesquisadora do Ipam, Carolina Salomão, o curso integra uma semana de capacitações que estão ocorrendo no âmbito do projeto NovaBov, coordenado pela instituição. “A ideia é justamente trazer a temática da regularização ambiental conectada com os desafios da cadeia pecuária e as oportunidades em todo o Estado do Pará”, informou Carolina Salomão.

A ação leva o conteúdo para a região do Oeste do Pará que iniciou em Santarém, presencialmente, no ano de 2019, e devido a pandemia os cursos e palestras deram continuidade no modo online.

“O curso vem auxiliar no reconhecimento de pendências ou solucionar problemas que talvez tenhamos na regularização do empreendimento do cliente. Nosso principal desafio é não só o entendimento do produtor rural em relação às pendências, o que deve e não deve fazer na hora da produção, tanto como entender o próprio procedimento das etapas para o deferimento do processo”, disse o geólogo participante do curso Lucas Muniz.

Na manhã desta quinta-feira (12), ocorrerá novo ciclo de capacitação voltada a produtores rurais do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan).