3. Meio Ambiente
  4. Semma resgata macacos e preguiças afetados pelo fenômeno das ‘terras caídas’
Semma resgata macacos e preguiças afetados pelo fenômeno das ‘terras caídas’ Autor: Ascom Semma

Semma resgata macacos e preguiças afetados pelo fenômeno das ‘terras caídas’

Neysle Magalhães
Resgate ocorreu na comunidade de Arapemã. Ocorrência chegou por meio do canal de denúncias da secretaria.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou neste final de semana o resgate de animais afetados pelo fenômeno das terras caídas, na comunidade de Arapemã, região de várzea do município. Na operação, foram resgatados seis preguiças e seis macacos da espécie mico-de-cheiro da mão amarela.

A denúncia chegou por meio dos moradores da comunidade, através do canal de atendimento e denúncias da fiscalização. Segundo eles, por conta do avanço da erosão fluvial, a vegetação do local foi diminuindo, restando apenas uma árvore em uma área completamente inundada, fazendo com que os animais não tivessem mais o que comer nem como sair do local.

Seis preguiças, sendo uma filhote, foram resgatadas.

Chegando à comunidade, a equipe, composta por 4 fiscais ambientais e 2 militares da Companhia de Policiamento Ambiental (1ªCipAmb), constatou os fatos.

Os macacos apresentavam-se espertos e ativos e foram manejados para a floresta conhecida como Boca do Lago do Maicá. Já as preguiças, foram encaminhadas para o ZooUnama para os devidos cuidados, pois estavam debilitadas.

O fenômeno, comum na região, é caracterizado pelo deslizamento de barrancos que ficam nas margens dos rios, principalmente no período de seca, causando erosão até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas. A população é diretamente afetada, tendo que mudar para outra localidade.

Para solicitar apoio ou realizar denúncias, a população pode entrar em contato com a Semma através dos telefones: (93) 3522-5452 ou (93) 99209-4670.