3. Meio Ambiente
  4. Semma autoriza manejo de fauna aquática na comunidade de Água Preta
Semma autoriza manejo de fauna aquática na comunidade de Água Preta Autor: Divulgação Semma

Semma autoriza manejo de fauna aquática na comunidade de Água Preta

Neysle Magalhães
Medida foi necessária para garantir a sobrevivência das espécies e a subsistência das famílias.

O período do verão tem sido severo em Santarém e na região. A falta de chuvas, altas temperaturas e baixa umidade do ar tem alimentado a maior estiagem já registrada pelos pesquisadores que atuam na Amazônia.

Com isso, a população ribeirinha que sobrevive com a pesca e com a agricultura familiar, tem tido dificuldade em manter o pescado, até mesmo para sua subsistência.

Na comunidade Água Preta, localizada na região do Aritapera, os lagos baixaram tanto que toda fauna aquática, em especial peixes e quelônios, estavam correndo risco de sobrevivência.

Pensando em manter a subsistência das famílias, assegurar a reprodução das espécies e manter a biodiversidade na região, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), autorizou o manejo da fauna aquática a fim de que fossem redistribuídos nos lagos e rios da região.

A ação de manejo aconteceu nessa quinta-feira (23) e foi respaldada pela Autorização 0003729 de 2023, considerando os Decretos n°847/2023 e n°856/2023.

A Semma é o órgão gestor governamental das questões relativas ao meio ambiente, em nível municipal. É de sua competência tratar de todos os assuntos correlatos com a questão ambiental, proteção do meio ambiente e uso dos recursos naturais, objetivando o desenvolvimento sustentável e a qualidade ambiental.