3. Meio Ambiente
  4. Polo São Braz recebe segunda etapa do projeto Caravana Ambiental
Polo São Braz recebe segunda etapa do projeto Caravana Ambiental Autor: Divulgação Semma

Polo São Braz recebe segunda etapa do projeto Caravana Ambiental

Neysle Magalhães
Mais de 50 famílias foram atendidas; 19 comunidades compõem o polo, em sua maioria pequenos produtores.

Aconteceu na última quarta-feira (29), a segunda etapa do projeto Caravana Ambiental. Com 19 comunidades, o Polo São Braz foi o grande beneficiado desta fase. Mais de 50 famílias, em sua maioria pequenos produtores, puderam tirar dúvidas sobre licenciamento ambiental, Cadastro Rural, limpeza e supressão de áreas e tantos outros assuntos voltados a quem produz e põe o alimento na mesa dos santarenos.

"Hoje é muito difícil ter uma ação dessas aqui, então foi muito importante ter essa atividade. Muitas pessoas puderam participar, aprender e a partir de agora vão buscar trabalhar cada vez mais e melhor, através da regularização “, destacou Odailzo Ribeiro, presidente do Conselho Comunitário de São Braz.

Idealizado pela Prefeitura de Santarém e executado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Agricultura e Pesca (Semap), o projeto leva serviços nas áreas de licenciamento, fiscalização, educação ambiental, arborização e geoprocessamento, a fim de desmistificar conceitos sobre o licenciamento ambiental e atividades poluidoras.

"Foi muito gratificante, porque os produtores procuraram os serviços, os stands, buscando aprender e conhecer mais sobre todas as questões que envolvem suas atividades. Aqui no Eixo Forte, eles estão tão perto, mas ao mesmo tempo longe dos serviços. Então é importante que os órgãos tenham essa atenção e deem oportunidade a essas pessoas. É a oportunidade pra gente, dos órgãos, estarmos juntos com os agricultores”, ressalta Milena Fonseca, coordenadora do Projeto.

O projeto tem como parceiros Sicredi, Banco da Amazônia e Emater, que trabalham temas voltados ao acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, além dos meios mais fáceis de conseguir um financiamento, para melhoria das formas de trabalho das famílias do campo.

"Hoje, nosso grande gargalo é a questão da água. A gente não tem irrigação e por isso nossa produção fica bem prejudicada. Também precisamos de maquinários para ajudar nossos produtores nessa produção, então é importante ter essas parcerias e pensar o fomento de um crédito que ajude toda a comunidade “, ressaltou Sheila Oliveira, presidente da Federação do PAE Eixo Forte.

Enquanto as atividades estão sendo desenvolvidas para os adultos, as crianças da Escola Municipal Boa Ventura Queiroz, também, receberam orientações, por meio da equipe de educação ambiental do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).

"Trouxemos, através de atividades lúdicas e educativas, assuntos voltados para o descarte correto de resíduos, coleta seletiva, importância da água para o meio ambiente e tantas outras pautas que são importantes para as crianças, já que elas também nos ajudam a disseminar esse conteúdo com os adultos", contou Luíza Carolina, agente de Educação Ambiental.

"O nosso projeto visa aproximar a Secretaria, a Prefeitura, da comunidade, trazendo informação. O objetivo continua sendo dar esse suporte, trazer as informações necessárias para que esse agricultor familiar possa regularizar sua atividade rural", observa o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.