Foi realizada na última sexta-feira, 23, mais uma pesca comunitária em Igarapé da Praia, localizada na grande área da comunidade Tapará, região de Várzea de Santarém. Foram retiradas 22 unidades de pescado da espécie pirarucu, espécie que a comunidade trabalha o manejo.
As unidades, que tinham em média, 1,8 metros de cumprimento, somaram mais de 1 tonelada. Desses 22 pirarucus, 14 foram comercializados e 8 ficaram para serem distribuídos às famílias para sua própria subsistência.
Da escama aos miúdos, todas as partes do peixe são utilizadas e geram alimento e renda aos comunitários. Em 2022, o dinheiro arrecadado na venda da pesca comunitária, serviu para reformar e ampliar a escola e a igreja do local. Este ano, o montante servirá para construção de uma ponte e de uma guarita que ajudará no serviço de rondas e vigilâncias do lago, que obedece a critérios específicos de preservação.
"É muito legal participar de eventos como esse. Nós, da Semma, passamos o ano todo acompanhando a comunidade e dando suporte aos pescadores no manejo e nas fiscalizações. É bom ver que todo trabalho surte efeito. Esse é um exemplo para as demais comunidades, pois nós precisamos preservar cada vez mais o que temos”, destacou Arlen Lemos, agente de Fiscalização.