3. Meio Ambiente
  4. Operação de soltura é realizada na comunidade Igarapé do Costa
Operação de soltura é realizada na comunidade Igarapé do Costa Autor: Divulgação Semma

Operação de soltura é realizada na comunidade Igarapé do Costa

Neysle Magalhães
Foram soltos 80 filhotes de quelônios e uma cobra de 3,5 m de comprimento.

Visando auxiliar na conservação do ecossistema, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu a soltura de aproximadamente 80 filhotes quelônios das espécies tracajá, pitiua, cabeçudo e perema, e de uma cobra da espécie sucuriju, na comunidade Igarapé do Costa, região do Aritapera, na várzea de Santarém.

O trabalho conduzido pela equipe de fiscalização da Semma, em parceria com a comunidade e também com médicos veterinários e biólogos do ZooUnama, tem como proposta garantir a preservação das espécies, devolvendo ao habitat natural animais resgatados ou apreendidos durante ações educativas e de fiscalização.

Sucuriju de 3,5m também foi solta

De acordo com os fiscais, esse trabalho é de suma importância.

"Nosso foco é na preservação e proteção do meio ambiente, bem como realizar a conscientização das pessoas, pois as comunidades locais, também, conseguem proteger a natureza através das ações de conservação”, ressaltou Arlen Lemos, agente de fiscalização.

A comunidade de Igarapé do Costa já realiza o monitoramento da área de rio, demarcando os locais de desova e recolhendo os filhotes, assim que os ninhos eclodem. Além de outras atividades desenvolvidas com outras espécies como, por exemplo, o peixe-boi.

Segundo o secretário da Semma, João Paiva, estas atividades realizadas pela Secretaria, têm sido importantíssimas para aumentar a taxa de sobrevivência das espécies.

"É gratificante para nós realizarmos estas solturas, porque podemos ajudar na sobrevivência desses animais. O desenvolvimento sustentável depende não somente das ações do poder público, mas da consciência e envolvimento de toda comunidade e em Igarapé do Costa sempre tivemos apoio e porta aberta. Em nome do nosso prefeito, Nélio Aguiar, agradecemos e parabenizamos todos os envolvidos".