1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. ‘Lagos Limpos, Peixes Saudáveis’ retira mais de quatro toneladas de resíduos dos rios em Santarém
‘Lagos Limpos, Peixes Saudáveis’ retira mais de quatro toneladas de resíduos dos rios em Santarém Autor: Neysle Magalhães / Ascom Semma

‘Lagos Limpos, Peixes Saudáveis’ retira mais de quatro toneladas de resíduos dos rios em Santarém

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Ação faz parte da programação oficial da Semana Municipal da Água e da Árvore.

Fazendo parte da programação oficial da Semana Municipal da Água e da Árvore, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretária de Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), realizou ontem, quarta-feira, 22, uma ação de limpeza nos lagos do município.

Mais de 100 pessoas, entre pescadores, lideranças e voluntários, dispostos em 30 bajaras, retiraram resíduos dos lagos do Juá, Papucu, Mapiri e Maicá. Foram retiradas 4,5 toneladas de lixo, entre eletrodomésticos, garrafas pets e de vidro, sacos plásticos e muitos outros objetos.

Diversos tipos de resíduos foram retirados.

“Acredito que a conservação do meio ambiente deva ser uma preocupação de todos, seja ela florestal, rios, águas e nesse dia, dia mundial da água, é importante participar, ser ativo, porque as próximas gerações dependem de nós", destacou Regiane Alves, analista do Imaflora.

A ação teve parceria da Sapopema, Mopebam, Colônia de Pescadores Z-20, Núcleos de Base da Cidade e Conselho de Pesca da Cidade.

Mais de 100 pessoas participaram da ação, em quatro pontos da cidade.

“Esse ato simbólico demonstra nossa preocupação com o ecossistema, com o meio ambiente e com as futuras gerações”, ressaltou Wandicleia Lopes, coordenadora geral da Sapopema.

Com o tema: “Acelerando mudanças: Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação conta com limpeza de rios, lagos e igarapés, palestras voltadas à educação ambiental, trilhas ecológicas, criação de um bosque e plantio de mudas. A iniciativa busca aumentar os espaços verdes dentro da zona urbana, promover atitudes positivas e chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância do desenvolvimento sustentável.

“Uma ação como essa é muito importante. Aqui, na nossa região, os rios são nossas ruas, são nossa fonte de subsistência e até de sobrevivência, então a gente agradece a junção entre o poder público, instituições e associações para que a gente possa realizar uma ação como essa”, ressaltou João Paiva, secretário municipal de Meio Ambiente.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.