Fazendo parte da programação oficial da Semana Municipal da Água e da Árvore, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretária de Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), realizou ontem, quarta-feira, 22, uma ação de limpeza nos lagos do município.
Mais de 100 pessoas, entre pescadores, lideranças e voluntários, dispostos em 30 bajaras, retiraram resíduos dos lagos do Juá, Papucu, Mapiri e Maicá. Foram retiradas 4,5 toneladas de lixo, entre eletrodomésticos, garrafas pets e de vidro, sacos plásticos e muitos outros objetos.
“Acredito que a conservação do meio ambiente deva ser uma preocupação de todos, seja ela florestal, rios, águas e nesse dia, dia mundial da água, é importante participar, ser ativo, porque as próximas gerações dependem de nós", destacou Regiane Alves, analista do Imaflora.
A ação teve parceria da Sapopema, Mopebam, Colônia de Pescadores Z-20, Núcleos de Base da Cidade e Conselho de Pesca da Cidade.
“Esse ato simbólico demonstra nossa preocupação com o ecossistema, com o meio ambiente e com as futuras gerações”, ressaltou Wandicleia Lopes, coordenadora geral da Sapopema.
Com o tema: “Acelerando mudanças: Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação conta com limpeza de rios, lagos e igarapés, palestras voltadas à educação ambiental, trilhas ecológicas, criação de um bosque e plantio de mudas. A iniciativa busca aumentar os espaços verdes dentro da zona urbana, promover atitudes positivas e chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância do desenvolvimento sustentável.
“Uma ação como essa é muito importante. Aqui, na nossa região, os rios são nossas ruas, são nossa fonte de subsistência e até de sobrevivência, então a gente agradece a junção entre o poder público, instituições e associações para que a gente possa realizar uma ação como essa”, ressaltou João Paiva, secretário municipal de Meio Ambiente.