O Grupo de Trabalho (GT) do Plano Municipal de Arborização de Santarém, em reunião na manhã desta terça-feira (14), definiu a proposta da minuta do Projeto de Lei de Arborização do Município. O encontro foi na sala de reuniões do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
“Toda uma equipe técnica, formada por engenheiros florestais, arquitetos, urbanistas, biólogos, e entre outros, estão reunindo desde junho deste ano na construção da minuta do projeto de lei. É uma proposta muito importante para a qualidade de vida da população. Uma árvore ajuda no conforto térmico e dentre outros benefícios à saúde”, informou a coordenadora do GT, bióloga da Semma Suelem Silva.
O Grupo é composto por 34 membros, entre titulares e suplentes, do poder público, organizações não governamentais, empresas e instituições ligadas à pesquisa.
O GT tem como principal objetivo definir e sistematizar os parâmetros essenciais para a consequente elaboração do Plano Municipal de Arborização de Santarém.
A minuta do PL define todos os critérios para a implantação da arborização em Santarém. Desde as questões de plantio, cuidados, poda, supressão, orçamento, educação ambiental e fiscalização.
O documento contém um manual didático com orientações técnicas à população para que os plantios ocorram de forma adequada.
Além disso, o GT vai analisar e definir a lista de espécies específicas para arborização do município e as compensações ambientais nos casos de corte.
A minuta segue para análise do setor jurídico da Semma e em seguida será encaminhada à Câmara de Vereadores de Santarém.