A Comunidade de Correio do Tapará, localizada às margens do Rio Amazonas, em Santarém, realizou na manhã deste sábado, 25, a soltura de 1.100 quelônios da espécie tracajá. O Projeto, denominado ‘Quelônios nas Águas’, é uma iniciativa da própria comunidade, em parceira com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Sapopema, Ibama, Z-20 e Escola Vinte de Julho.
A iniciativa começou através de um grupo de pescadores preocupados com a depredação ao meio ambiente e a falta de conservação das espécies. Desde 2013, mais de 12 mil quelonios já foram devolvidos ao seu habitat natural.
“Pra nós que moramos na comunidade e enquanto coletor, também, essa é uma experiência muito boa, para que os próximos habitantes da comunidade possam conhecer o que são os quelônios e não com o intuito de destruir, mas de perservar”, destacou Rodrigo dos Santos, voluntario do Projeto.
O Projeto consiste em fazer a retirada dos ovos de tracajá que poderiam ser atacados por predadores ou que com pouca chance de sobreviverem, no período de reprodução, e cuidar desses filhotes até que estejam aptos ao retorno seguro ao seu habitat.
“Começamos no período de setembro e outubro. Retiramos os ovos, colocamos em ninhos artificiais e cuidamos por 2 meses, protegendo de qualquer predador, até que estejam preparados para ir pro rio. No total, são quatro meses de cuidados”, completou Rodrigo.
Na comunidade, moram mais de 80 famílias, somando 353 habitantes. Uma população que vive da pesca e entendeu que a preservação é o melhor caminho.
Parabenizar a comunidade, parabenizar também a Semma do nosso município que tem feito um trabalho extraordinário de orientação dessas comunidades. Isso é muito importante porque as nossas comunidades vivem da conservação e da preservação desses animais aqui na várzea”, destacou Alaércio Cardoso, secretário de Turismo, que na ocasião esteve representado o Prefeito Nélio Aguiar e o Secretário de Meio Ambiente, João Paiva.