3. Meio Ambiente
  4. Com aumento de efetivo, Semma garante fiscalizações nos fins de semana
Com aumento de efetivo, Semma garante fiscalizações nos fins de semana Autor: Ascom Semma

Com aumento de efetivo, Semma garante fiscalizações nos fins de semana

Neysle Magalhães
O número de fiscais passou de 5 para 18; ações noturnas também devem ser reforçadas.

Com a chegada de novos servidores, oriundos do concurso realizado pela Prefeitura de Santarém, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) ganhou novos agentes de fiscalização. A equipe, que antes contava com 5 fiscais, passou a ter 18 integrando a base, quase quadriplicando o quadro de colaboradores.

O aumento do efetivo representa segurança e agilidade no cumprimento das denúncias, resolvendo boa parte das problemáticas ambientais no município.

Antes do concurso, as equipes atendiam aos chamados que chegavam de forma presencial ou por telefone, apenas no período da manhã. Agora, com o novo quadro, além de responder as demandas em dois períodos, as equipes ainda poderão realizar plantões nos fins de semana e feriados, bem como rondas noturnas, diminuindo o índice de crimes ambientais.

“As denúncias, quando atendidas com rapidez também diminuem. Nós temos mais de 300 mil habitantes, mais de 40 bairros, então 5 fiscais era inviável para atender todos os bairros. Agora não, conseguimos atender e com excelência”, destacou Bruno Castro, chefe de Fiscalização da Semma.

Outro ponto transformado com a chegada dos novos agentes, foi o atendimento às regiões ribeirinhas. Atualmente, é possível receber as demandas e possibilitar o deslocamento de uma equipe. Exemplo disso é que apenas no mês de março, quatro peixes-boi foram resgatados com rapidez e segurança, garantindo a preservação da espécie.

“Às vezes, a equipe estava em uma demanda, até sair e se deslocar para a comunidade, que não tem logística fácil, os comunitários esperavam mais, o animal sofria mais e podia até nem chegar com vida. Agora não, respondemos rápido às denúncias e ações”, completou Bruno.

A garantia de serviço também chega através do suporte e aparatos fundamentais para a realização do trabalho. A Semma conta hoje com quatro veículos - sendo três para fiscalização e um administrativo, além de uma lancha.

“O governo tem sido cuidadoso com o trabalho desenvolvido pela Semma no município. O prefeito Nélio tem nos ajudado a dar à população um trabalho de excelência, tanto através do efetivo, com a chegada de novos agentes, como também pelas condições de trabalho, equipamentos, veículos e toda a estrutura necessária”, destacou João Paiva, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.