3. Meio Ambiente
  4. Cerca de 80 animais são identificados pela Semma em situação de maus tratos em Curuai
Cerca de 80 animais são identificados pela Semma em situação de maus tratos em Curuai Autor: Ascom Semma

Neysle Magalhães
Os proprietários identificados receberam orientação e notificação. Seis animais foram apreendidos e conduzidos à Santarém.

Em fiscalização realizada na Vila de Curuai, região do Lago Grande, em Santarém, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o apoio da Polícia Militar, identificou cerca de 80 animais, entre cavalos e búfalos, em situação de maus-tratos.

Os animais estavam soltos nas vias causando transtornos à comunidade. Acidentes de ataques já haviam sido registrados.

Através de pesquisa e marcação a fogo dos animais, muitos proprietários foram identificados. Todos receberam orientação e notificação da Semma. Não foram encontrados proprietários de seis animais, sendo 5 adultos e um potro. Estes foram apreendidos, levados para Santarém e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Os donos tem um curto período para se manifestar, prestar esclarecimentos, responder os procedimentos legais e solicitar a recuperação do animal.

Manter os animais soltos é considerado maus tratos. A Lei Federal de Crimes Ambientais n° 9.605/98. Ela dispõe que: praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode ter a pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

O município de Santarém também conta com a Lei Municipal n° 20.156/2017 que trata das penalidades aplicadas aos maus tratos aos animais.