A delegação de Santarém marcou presença na Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada em Belém-PA, entre os dias 12 e 13 de março. O evento reuniu representantes de diversos municípios do Pará para debater políticas públicas e propor soluções para os desafios ambientais enfrentados no Estado.
Durante a conferência, os delegados santarenos apresentaram propostas voltadas para o contexto do município, destacando a importância da preservação dos recursos naturais na região oeste do Pará. As sugestões de todos os municípios foram debatidas em grupos temáticos e 20 delas foram aprovadas para compor a pauta estadual que será levada à etapa nacional do evento. De Santarém, as propostas aprovadas foram:
· Revisar a política de instalação de portos na região, com a garantia dos estudos de impacto ambiental, tendo em vista a proteção ambiental e a participação da população afetada, respeitando os direitos humanos e a reparação dos danos causados.
· Garantir a proteção dos mananciais (rios, igarapés, lagos e praias), especialmente da área urbana do município de Santarém.
· Criação de Programa de Formação e Capacitação de Brigadas Florestais Comunitárias e Programa Integralizado de instituições federais e Brigadas Voluntárias "Prevenindo com o MIF (Manejo Integrado do Fogo), em Comunidades da Amazônia.
Thainá Cunha, geóloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) participou do evento e destacou que as conferências municipais e estadual são essenciais para fortalecer a construção de políticas públicas ambientais mais alinhadas com as necessidades da região. “Levamos propostas concretas que refletem a realidade do nosso município e buscamos garantir que a Amazônia seja protegida de maneira efetiva e sustentável”, afirmou.
Ao final do evento, foram eleitos 50 delegados que representarão o Pará na fase nacional da conferência, que ocorrerá de 6 a 9 de maio, em Brasília. Entre os escolhidos, Ana Carla dos Santos Gomes (Suplente – Poder Público), Dinael Cardoso dos Anjos (titular – Setor Privado), Marinelson Caçula Ferreira da Silva (suplente – Setor Privado) e Elton Gilvandro Rodrigues da Silva (suplente - Sociedade Civil) levarão adiante as demandas de Santarém para o debate em nível nacional.