Para garantir a manutenção da limpeza durante o período do Carnaval 2025, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), doou 100 novas lixeiras para a Associação dos Catraieiros de Alter do Chão. A iniciativa busca minimizar os impactos ambientais causados pelo grande fluxo de turistas e garantir a preservação das praias e áreas públicas.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Vânia Portela, destacou a importância da ação: “O Carnaval atrai milhares de visitantes para Alter do Chão, e precisamos reforçar as estratégias de gestão de resíduos. A doação dessas lixeiras permitirá um descarte adequado do lixo, reduzindo a poluição e preservando esse paraíso natural”, ressaltou.
A entrega foi feita para o presidente da Associação dos Catraieiros de Alter do Chão, Antônio Sardinha, que reforçou a necessidade da colaboração de todos para manter o balneário organizado. “A Associação dos Catraieiros sempre teve essa preocupação ecológica. Quando recebemos o convite da gestão municipal para participar dessa ação, ficamos muito felizes, porque a gente se preocupa com a limpeza das praias. É importante que o turista, quando ele subir na nossa canoa, encontre um recipiente certo para jogar o seu lixo”.

A iniciativa faz parte da campanha de educação ambiental promovida pelo Ciam no período de Carnaval, que visa minimizar os impactos ambientais pelo aumento da circulação de pessoas.
Dentre as temáticas abordadas na campanha está o descarte correto de resíduos. “Durante o carnaval, nossa preocupação com o descarte correto de lixo aumenta. Então, nós resolvemos organizar uma campanha de educação ambiental e entregar aos catraieiros de Alter do Chão essas lixeiras. Sabemos que os turistas precisam ter um local para jogar fora o seu lixo e, com a instalação dessas lixeiras e a orientação dos catraieiros, queremos evitar a poluição de nossos rios”, comentou a coordenadora do Ciam Paula Pessoa.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) foi uma das parceiras do evento, doando parte das lixeiras. A pasta irá instalar quatro contêineres para a coleta do lixo.

A ação contou ainda com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), das empresas R Branco Engenharia, Continental Comércio e Piau, além da ONG Saúde e Alegria.