A manhã desta quinta-feira, 23, foi diferente para crianças da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Santarém. Isso porque elas puderam vivenciar na prática a educação ambiental. Durante ação realizada na orla do município, elas coletaram resíduos e deram aula a muitos adultos.
“A gente tá aqui pra juntar o lixo que encontramos e também pra dizer pros adultos que não podemos fazer isso, porque se o lixo que eles jogam nas ruas vão pro rio, matam os peixes, poluem a água e trazem doenças pra gente”, contou a pequena Ana Beatriz.
A programação ‘Rios mais limpos’ faz parte da Semana da Água e da Árvore, realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM). Além da participação das crianças, a atividade contou com professores, pais, fiscais e colaboradores da Semma, que conscientizaram donos de embarcações e comerciantes do local com a fixação de cartazes que tratam da importância do descarte correto dos resíduos.
“Essa ação é uma lição de cidadania. Nós queremos mostrar pra sociedade, pra comunidade, que é possível cada um fazer sua parte e que se a gente fizer nosso meio ambiente agradece e nós teremos uma cidade muito mais limpa”, disse Larissa Moura, coordenadora da Educação Ambiental.
Mais de 60 pessoas fizeram parte do movimento, que teve o objetivo de engajar a população no cuidado ao meio ambiente e inspirar a realização de mais mutirões, destacando a necessidade de cada um fazer sua parte para a manutenção dos rios, fomentando a economia e o turismo e protegendo a biodiversidade.
“O governo, por meio do Prefeito Nélio, tem aumentado iniciativas de preservação e conservação, prova disso é a Semana Municipal da Água e da Árvore, que desenvolve diversas ações de proteção ao meio ambiente. Trazer as crianças para esse cenário é fundamental, afinal, é para elas que devemos olhar e pensar quando falamos em criar um mundo melhor”, destacou Joao Paiva, secretário de Meio Ambiente.
A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Escola do Parque e Capitania Fluvial de Santarém.