A praia em frente ao Centro Cultural João Fona está sendo palco da final da segunda edição dos Jogos Indígenas do Baixo Tapajós (Jibat). O evento, que iniciou ontem, 2, e segue até domingo, 4, é realizado pelo Conselho Indígena Tapajós (Cita) e conta com apoio institucional da Prefeitura de Santarém. Os jogos reúnem 13 povos de 18 territórios dos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra.
Os jogos acontecem a cada dois anos, em três etapas eliminatórias. Neste ano, as duas primeiras etapas ocorreram em aldeias localizadas às margens dos rios Tapajós e Arapiuns; a terceira ocorreu em Alter do Chão, que contou com a participação de atletas das aldeias do Eixo Forte, Planalto e Belterra.
"Os Jogos Indígenas surgiram em 2015 com uma proposta de integração entre alunos do ensino médio. Eles cresceram e hoje fazem parte do calendário esportivo e cultural de Santarém, mobilizando centenas jovens. Por isso é com muito orgulho que apoiamos essa competição, porque sabemos a importância da prática do esporte para jovens e adultos que moram nas aldeias indígenas espalhadas em nosso município e, também, municípios vizinhos", ressalta o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Ezequiel Aquino.
Segundo a organização do evento, além da inclusão que o esporte proporciona, os Jogos proporcionam geração de renda, através da confecção de uniformes, pinturas corporais e o artesanato, vendido em feirinhas que acompanham o evento.
Programação
Sexta-feira (02/12)
19h - Abertura
Sábado (03/12)
16h - Início das competições
Lança
Corrida de velocidade
Corrida com tora
Envira de guerra (semifinal)
Futebol (semifinal)
Noite Cultural - 21h
Domingo - 04/12
07h
Corrida de resistência
Natação
Canoagem
16h
Futebol (finais)
18h
Arco e flexa
Envira de guerra (final)
Peconha