3. IPTU
  4. IPTU: campanha de atualização cadastral, promovida pela Prefeitura, beneficia moradores do Residencial Salvação
IPTU: campanha de atualização cadastral, promovida pela Prefeitura, beneficia moradores do Residencial Salvação Autor: Agência Santarém

Dannie Oliveira
Mais de 300 pessoas participaram da ação no primeiro dia.

Começou nesta quinta-feira (16) e segue até amanhã, na Igreja Cristo Salvador, no bairro da Salvação, a 1ª etapa da campanha de atualização cadastral do IPTU promovida pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). A ação atende demanda dos moradores da área e irá contemplar, sobretudo, os imóveis que ainda estão cadastrados com o nome do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR, programa da Caixa Econômica Federal responsável pelo processo de financiamento dos proprietários dos imóveis atendidos pelo programa social "Minha Casa, Minha Vida".

Nesse primeiro dia, mais de 300 pessoas procuraram atendimento na base montada no salão da Igreja Cristo Salvador. No local, além da atualização do cadastro imobiliário, os moradores também receberam orientação e puderam solicitar o boleto da taxa de lixo e do IPTU, além de consultar débitos. Participaram da abertura da campanha, o coordenador da Receita Municipal, Valdir Matias Jr., o chefe do Núcleo de Cadastro Imobiliário, Amauri Portela, e o chefe do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte, Vilberto Sá. A secretária de Finanças, Josilene Pinto, reiterou a importância dessa atividade realizada diretamente pela equipe da Secretaria, no bairro.

“São os serviços da Prefeitura chegando até a população, pois sabemos como é importante para o contribuinte manter seu cadastro imobiliário atualizado e entendemos que ações assim fazem a diferença. Uma vez atualizado, esse contribuinte poderá requerer benefícios fiscais, caso seja beneficiado pela legislação, ou ainda contribuir com suas obrigações como cidadão de forma justa. Essa foi a primeira etapa da campanha de atualização cadastral e de emissão de boletos, que na próxima semana será levada para a Vila de Alter do Chão, visando atender os moradores de lá. Com o cadastro atualizado, contribuintes e Prefeitura têm condições, de juntos, continuar melhorando a qualidade de vida da população”.

Conforme levantamento realizado pelo Núcleo de Cadastro Imobiliário da Sefin, cerca de 329 imóveis localizados no Residencial Salvação constam com a titularidade no nome do FAR, cabendo aos atuais beneficiários a atualização das informações junto à Prefeitura. Um dos moradores contemplados com a iniciativa foi o presidente da Associação de Moradores do Residencial Salvação, Arnaldo Pires.

“Queria agradecer a equipe da Prefeitura de Santarém por ter trazido essa ação aqui para o Residencial Salvação. Foi muito importante a campanha ter sido realizada no nosso bairro, porque facilitou a vida de toda população, que nem sempre consegue se locomover até a área central. A equipe também tirou as dúvidas e fez esclarecimentos para que todos pudessem entender os procedimentos, a necessidade de se atualizar, de pagarem os tributos. Já está sendo um sucesso e esperamos outras ações”.

Alter do Chão

Nos dias 23 e 24 de março, a campanha de atualização cadastral do IPTU será realizada na Vila balneária de Alter do Chão, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Na ocasião, serão ofertados os seguintes serviços para a população: consulta e emissão do boleto de IPTU e da taxa de coleta de lixo, atualização cadastral de imóveis, orientação para microempreendedores individuais e abertura de MEI.