3. Infraestrutura
  4. Seminfra revitaliza meio quilômetro de galeria na Avenida Moaçara
Seminfra revitaliza meio quilômetro de galeria na Avenida Moaçara Autor: Divulgação Seminfra

Seminfra revitaliza meio quilômetro de galeria na Avenida Moaçara

Paulo Ricardo Soares
Além da recuperação do trecho da galeria, será implantada uma nova sinalização para evitar acidentes na área.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está trabalhando na recuperação completa de aproximadamente 500 metros de galeria na Avenida Moaçara, no perímetro entre a Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA 370) e a Avenida Dom Frederico Costa, no bairro São José Operário. A galeria construída há mais de 30 anos, apresentava sinais de deterioração devido ao tempo e ao grande volume de águas pluviais, durante o "inverno amazônico".

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, a obra se fez necessária devido aos riscos aos moradores e a população em geral que transita pelo local.

"Foi ouvindo os moradores aqui do São José Operário e vendo de perto a situação desse trecho da Moaçara que decidimos junto à Seminfra fazer a recuperação total desse trecho. Não adiantava fazer somente um serviço paliativo de desobstrução, porque no próximo inverno ia continuar a mesma coisa. É necessário que todo esse trecho seja revitalizado, por isso determinamos que esse trabalho fosse feito e concluído o mais rápido possível para liberar o trânsito normal nessa área".

O trânsito na área precisou sofrer uma intervenção parcial em apenas um lado da Avenida Moaçara no perímetro da obra.

"Devido a obra de melhoramento no local, nós optamos em conjunto com a Seminfra por interditar temporariamente o lado direto da Avenida Moaçara entre a Curuá-Una e a Dom Frederico Costa, para que não só a equipe, mas como toda população possa estar ainda mais segura. A área está sinalizada e as vias do entorno, também, contam com sinalização", informou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Alberto Portela.

A recuperação completa da galeria é realizada com a utilização de concreto armado. Além da drenagem, serão trocados e pintados os mais de 1.000 metros de corrimão de proteção e uma sinalização noturna específica será instalada no local.

"Nossa missão aqui nessa parte da Moaçara é não só de recuperar a galeria, mas melhorar esse trecho dessa importante via. Pensando nisso, serão instaladas fitas refletivas, corrimãos novos, além do reforço das vigas de sustentação da galeria", destacou o engenheiro Daniel Simões, secretário municipal de Infraestrutura.

Dividida em duas etapas, a primeira parte será finalizada nesta sexta-feira, 10, e a expectativa é que até o dia 30 de novembro, a pista possa ser liberada para o fluxo de veículos. À frente da execução, está a empresa Round engenharia, contratada pela Prefeitura por meio da Seminfra, através de um processo licitatório.