3. Infraestrutura
  4. Prefeitura intensifica ações de recuperação asfáltica em diversos pontos da cidade
Prefeitura intensifica ações de recuperação asfáltica em diversos pontos da cidade Autor: Arquivo - Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Em fevereiro foram aplicados 514 toneladas de asfalto na recuperação de ruas; em março, o número subiu para 613 toneladas.

Mesmo diante das fortes chuvas que atingem a cidade no chamado "inverno amazônico", as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) continuam atuando a todo vapor na melhoria da trafegabilidade urbana seguindo com a "operação tapa-buraco" diariamente. Nos dois últimos meses, equipes com mais de 100 funcionários atuam de forma descentralizada nos pontos mais críticos que foram resultados das chuvas intensas.

Patrick de Lima, engenheiro responsável pela coordenação das obras de manutenção asfáltica, afirma que o trabalho por mais simples que pareça aos olhos da população, não é tão fácil como se imagina.

"Nós fazemos um trabalho que não consiste somente em chegar no local e jogar a massa, não é tão simples como a maioria da população pensa. A gente primeiro limpa o local, caso contrário, a massa não fica e depois fazemos a retirada do material velho, para então aplicar a pintura de ligação o que muitos conhecem como "piche". Só depois disso que a gente vai colocar a massa asfáltica e então compactar esse buraco. Não importa se é um buraco pequeno ou maior, o serviço é o mesmo para todos", explicou.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, a meta é que neste mês de abril as equipes possam continuar atuando de forma integrada junto a outras equipes de outras secretarias para minimizar ainda mais os impactos das chuvas nas vias públicas.

"A gente trabalha em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos que sempre faz a limpeza de diversos canais de drenagens para que a gente possa entrar fazendo a manutenção necessária e, também, contamos com o efetivo de uma empresa terceirizada que atua na recuperação das vias, afetadas e que estão com algum buraco. É claro que a nossa meta é que a cidade esteja o tempo toda perfeita e trafegável para todos, porém, como todos sabemos, em muitos casos, não podemos ir contra as leis da natureza", ressaltou Simões.

Por que as equipes não trabalham quando está chovendo?

Em dias de chuva fica inviável a recuperação de ruas com a "operação tapa-buraco", pois não há como aplicar os materiais em um solo molhado, sabendo que ele poderá ser levado pela água.

Confira abaixo algumas imagens dos serviços realizados pela Seminfra e veja como era a via antes da manutenção e como ficou depois da manutenção.