Durante muitos anos, o trecho da Avenida Cuiabá, entre a Avenida Moaçara e o início da Rua Contorno, que dá acesso ao bairro da Matinha, sempre foi alvo de criticas devido ao grande acúmulo de água no período do "inverno amazônico". No trecho corria um igarapé, com o tempo, o canal passou por diversas mudanças, principalmente, em seu entorno, onde inúmeras edificações foram sendo construídas e consequentemente seu canal foi se afunilando.
Após estudos realizados pela equipe de planejamento e engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) foi elaborado um projeto para ampliação da rede de drenagem neste trecho.
"Assim que o DNIT passou parte da BR 163 para municipalizarmos, não pensamos duas vezes em realizar a obra de duplicação para essa que é uma das principais vias para quem chega e quem sai de Santarém, com isso vimos, também, a necessidade de melhorar esse trecho, devido às reclamações dos moradores e nós mesmos quando passávamos aqui em dias de chuva, não conseguíamos atravessar. Com isso, determinamos que fosse feito, dento da obra da duplicação da Avenida Cuiabá essa melhoria no sistema de drenagem desse trecho", explicou o prefeito Nélio Aguiar.
A obra de ampliação e readequação da rede de drenagem faz parte do contrato firmado pela Prefeitura, por meio da Seminfra, junto à empresa Usitech do Brasil, que realiza, também, a duplicação de 3 km da Avenida Cuiabá.
Daniel Simões, engenheiro e secretário municipal de Infraestrutura, afirma que a obra é complexa pelo fato de se tratar de uma via com grande fluxo.
"Estamos falando de uma BR que recentemente foi municipalizada e se tornou avenida, porém, continua com o fluxo de veículos que tinha antes. Por esse motivo, a obra já se torna desafiadora, tendo a empresa que redobrar a atenção com os trabalhadores e com a própria população. Quando se trata da obra de drenagem em si, inevitavelmente, temos que interditar o trecho, porque há esse trabalho de escavação, retirada dos tubos antigos, tratamento do solo com base e tudo mais, para que aí sim possam implantar uma nova drenagem e então partir para a pavimentação, porém, apesar desses desafios, está tudo saindo com a máxima normalidade possível".
Thales Augusto é engenheiro civil e atua na fiscalização do contrato da obra da duplicação, que envolve também os serviços de drenagem que estão sendo executados na Avenida Cuiabá. Ele explica os motivos que após o término das obras não haverá mais alagamentos na pista.
"O histórico de alagamento no trecho da Avenida Cuiabá próximo à Avenida Moaçara, primeiramente se dá por aquele ponto ser o trecho com a cota do gride mais baixa da avenida; segundo devido a travessia antiga construída em 3 linhas de tubos de concreto de 1000 mm de diâmetro, não suportarem a alta contribuição de águas pluviais no período do inverno rigoroso, pois aquele trecho recebe águas de sistemas de drenagem dos bairros Santo André, Nova República, São Francisco, Floresta e Matinha, além de que, no período de chuvas, a galeria antiga sofria por obstruções tanto de sedimentos que causam assoreamento no lado a jusante do lançamento e com o descarte incorreto pela população de diversos objetos como: sofás, geladeiras, pneus etc. A substituição da galeria de tubos de concreto por aduelas de concreto armado, duplicando a seção transversal [largura] de 3,00 m para 6,00 m será de grande avanço para minimizar e/ou eliminar esses alagamentos naquele trecho, que durante anos trouxeram transtornos para os que moram, trabalham e transitam neste local".
No local, a empresa contratada pela prefeitura realizou a retirada de tubulações antigas, que já não comportavam a grande vazão de água em épocas chuvosas e implantaram um sistema de galeria, utilizando aduelas (caixas de concreto armado) que foram implantadas ao longo de toda travessia.
A previsão é que a obra da duplicação da Avenida Cuiabá, incluindo a rede de drenagem, seja inaugurada ainda neste mês.