1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Infraestrutura
  4. Novos trechos são contemplados com serviços de manutenção asfáltica em Santarém
Novos trechos são contemplados com serviços de manutenção asfáltica em Santarém Autor: Seminfra

Novos trechos são contemplados com serviços de manutenção asfáltica em Santarém

Fernanda Rabelo
Publicado em - Atualizado
Limpeza, corte, esquadrejamento e a manutenção da base, antes da aplicação da massa asfáltica, estão entre os serviços executados.

Execuções de serviços de manutenção asfáltica em novos trechos da cidade ocorrem ao longo dessa semana. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), conta com equipes atuando com limpeza, corte, esquadrejamento e manutenção da base, antes da aplicação da massa asfáltica, garantindo maior durabilidade das obras.

O cronograma desta semana contempla importantes vias da área urbana: Travessa Professor José Agostinho, entre Avenida Marabá e Elinaldo Barbosa; Avenida Elinaldo Barbosa, entre Avenida Curuá-Una e Dom Frederico; Avenida Rosa Passos, entre Elinaldo Barbosa e Tocantins; além da Avenida Maracanã, entre Rua Aramanaí e Travessa Professora Antonieta; e da Rua NS7, entre Travessa Professora Antonieta e Praia do Maracanã.

O serviço de manutenção asfáltica consiste na remoção do material danificado e na aplicação de novo asfalto aquecido, restaurando a superfície do pavimento. O objetivo é melhorar as condições de tráfego e oferecer mais segurança para motoristas e pedestres.

O titular da pasta, secretário Sérgio Melo, explicou que a manutenção é um trabalho permanente, considerando as condições de tráfego e os impactos provocados pela água servida que prejudica os pavimentos.“Aqui no município de Santarém a manutenção do asfalto é um serviço constante. Temos muita água servida que acaba comprometendo os pavimentos, inclusive os mais novos. Atualmente, contamos com duas equipes equipadas com todos os instrumentos necessários e um contrato de fornecimento de massa asfáltica. O serviço é feito de acordo com as demandas encaminhadas pela Câmara Municipal, pelas associações de bairros e também pelo nosso sistema de monitoramento, no qual temos um servidor que circula pela cidade cadastrando os pontos críticos. A prioridade é sempre corrigir os buracos que oferecem risco de acidente, e depois seguimos para os demais”, destacou o secretário.

Sérgio Melo também reforçou que algumas vias, devido ao tempo de uso, necessitam de recapeamento completo, e que a Prefeitura trabalha em paralelo para combater os danos causados pelo despejo irregular de água servida. “É um trabalho que não para. Ao longo dos 12 meses do ano realizamos serviços de recuperação asfáltica. Em algumas vias, especialmente as mais antigas, o processo exige recapeamento, que já está sendo planejado. Além disso, a Prefeitura mantém ações de educação, fiscalização e até aplicação de multas contra o despejo irregular de água servida, que é um dos grandes vilões da nossa malha viária”, completou.

A Seminfra reforça que os trabalhos de manutenção asfáltica visam garantir mobilidade urbana, trafegabilidade e mais segurança para a população, sendo parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Santarém para melhorar a infraestrutura da cidade.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.