A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), iniciou na manhã do dia 1º de setembro o Projeto Puxirum na Vila de Alter do Chão. A ação, que segue até o dia 15, contempla serviços de terraplanagem, limpeza, tapa-buraco e drenagem, visando preparar a vila para as festividades do Sairé, que terão início no próximo dia 18.
De acordo com o engenheiro da SEMINFRA, Manoel Júnior, responsável pela execução do projeto, o objetivo do Puxirum vai além da preparação para a festa: “sso daqui não é só para enfatizar o período do Sairé, mas também para trazer mobilidade, infraestrutura e melhorias para a vila de Alter do Chão, beneficiando moradores e turistas.”
O secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Melo, destacou a importância do programa para garantir melhor acesso às áreas do evento. “Nesse momento estamos intensificando os serviços nas ruas próximas ao saódromo, já que 12 quadras serão interditadas para o Sairé. Até agora, já recuperamos cerca de 1 km de ruas, e seguimos com terraplanagem, limpeza e em breve tapa-buraco e ensaibramento, melhorando a trafegabilidade e oferecendo mais segurança e tranquilidade para todos que participarão da festa.”
Com o Puxirum, a Prefeitura reforça seu compromisso em cuidar da infraestrutura da vila e garantir que Alter do Chão esteja pronta para receber com qualidade um dos maiores eventos culturais e religiosos da região.
Os projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, além do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com apoio de parceiros públicos e privados por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura).
O evento tem patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura