A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou hoje, quinta-feira, 10, o levantamento das interferências na estabilidade da balsa e rampa flutuantes anexas ao Terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT).
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Melo, há uma necessidade emergencial para serviços de manutenção, a fim de garantir a segurança e o lazer das pessoas que utilizam o local.
"A área encontra-se interditada e estamos agilizando o processo de contratação de empresa por meio do processo de licitação. As estacas metálicas quebraram devido o tempo em uso. Vamos realizar o serviço emergencial, com construção das poitas [blocos] de concreto que serão colocadas no fundo do rio, elas vão estabilizar a balsa e a rampa", explicou.
O engenheiro civil da Seminfra, Cledimar Silva, explica que devido à quebra das estacas metálicas houve a necessidade de amarrar a rampa e a balsa, provisoriamente, por um cabo de aço no trapiche e na orla.
"Mas por conta da ação do rio, com o movimento de correntezas e fluxo de embarcações nas proximidades, é necessário agilizar a sustentação adequada das estruturas”, informou.