Santarém prepara-se para receber mais uma grande obra para melhorar a mobilidade urbana e desafogar o trânsito: trata-se da duplicação do trecho urbano da BR 163 (Rodovia Santarém-Cuiabá), do viaduto da Fernando Guilhon até a Avenida Tancredo Neves, entre a Matinha e a Nova República. A Ordem de Serviço foi assinada nesta sexta-feira, 18, pelo prefeito Nélio Aguiar, em cerimônia realizada no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM). O investimento total é de R$ 15.547.290,85, recurso proveniente de parceira entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará.
Para realizar uma obra tão complexa, o prefeito buscou junto ao Governo Federal a municipalização do trecho da BR 163, que vai da Serra do Piquiatuba ao porto da Companhia Docas do Pará. A partir de 15 de dezembro de 2021, a municipalização foi efetivada, garantindo à Prefeitura a administração de uma área de 8 km.
"Até um tempo atrás esse era um trecho administrado sob a competência do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] e nós víamos e sabíamos de algumas dificuldades básicas de se manter a pista trafegável. Fomos até o DNIT pedir para que o órgão duplicasse a via, e achamos melhor unir forças e solicitar que a via fosse municipalizada. Isso nos permitiu elaborarmos o projeto e correr atrás desse recurso. Estivemos em Brasília por diversas vezes atrás desse valor. Conseguimos junto ao Governo do Estado e hoje estamos aqui para dar o pontapé inicial nessa obra histórica para a nossa cidade", destacou Nélio.
Estrutura
A estrutura do novo trecho terá duas faixa de rolamento com largura média de 9,50 m (sendo 7,00 m para faixa de tráfego e 2,50 m de acostamento), além de um canteiro lateral com largura de 1,00 m e ciclovia. O projeto prevê, também, serviços de terraplenagem, pavimentação em C.B.U.Q., calçada, duas rotatórias, drenagem profunda, drenagem superficial e sinalização.
Além da duplicação, a via ganhará, ainda, recuos para os transportes coletivos, minimizando assim o engarrafamento no perímetro.
"Será outro marco dentro dessa obra. Pela primeira vez, uma obra de via extensa terá o recuo para os ônibus, acabando com aquele problema de vários carros ficarem atrás dos ônibus, enquanto eles pegam passageiros, diminuindo assim até o número de acidentes e sinistros de trânsito", complementou Nélio.
De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, o engenheiro civil Daniel Simões, serão construída duas rotatórias com diâmetro suficiente para retorno de caminhões. Uma estará localizada no cruzamento da BR 163 com a Avenida Tancredo Neves, e a outra localizada na Avenida Magalhães Barata e Avenida Cuiabá.
"Esta é uma obra desafiadora como todas as outras, porém com uma complexidade maior por se tratar de uma via que não poderá ser totalmente interditada. Por isso, a gente pede a compreensão de todos os que costumam trafegar pela Cuiabá, para que respeitem a sinalização que será colocada no local. Ao final de tudo, esperamos entregar uma via que, sem dúvidas, possa reduzir o índice de acidentes e de transtornos com os engarrafamentos", salientou Simões.
Outra novidade que foi destacada será a ciclovia que será implantada no centro da duplicação, trazendo assim maior segurança aos ciclistas que costumam pedalar no trecho.
"Nossa ideia com a implantação da ciclovia é reduzir os índices de acidentes, que, infelizmente, ja resultaram em óbitos na Avenida Cuiabá. Por isso, pensamos em um espaço digno e que traga segurança para todos os ciclistas", lembrou o prefeito.
Após a assinatura da OS, as obras já estão autorizadas para iniciarem de fato, com os trabalhos preliminares que estão sendo executados pela empresa vencedora da licitação Usitech do Brasil. Os serviços serão realizados em 3.276,62 metros, com duração de 8 a 12 meses.