3. Infraestrutura
  4. Após fortes chuvas, Prefeitura realiza ação de limpeza e recuperação de vias em bairros mais afetados
Após fortes chuvas, Prefeitura realiza ação de limpeza e recuperação de vias em bairros mais afetados Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Secretaria de Infraestrutura mobilizou maquinários para o bairro Maicá e Jardim Santarém.

A noite desta última sexta-feira, 22,  foi marcada por uma forte chuva que atingiu grande parte do município de Santarém. Em alguns bairros, cujas obras de melhoria e implantação da malha asfáltica ainda não foram concluídas, houve registro de alagamento. Diante disso, o prefeito Nelio Aguiar junto com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro Daniel Simões, mobilizaram uma força tarefa para desobstruir drenagens e limpar algumas vias que ficaram tomadas pela lama. A Prefeitura de Santarém informa ainda que está com frentes de trabalho das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Urbanos executando trabalhos em diversos pontos da cidade para recuperar e amenizar os estragos causados pelo forte temporal que atingiu o município na noite desta sexta-feira, 22. Também, desde a noite de ontem, a Coordenadoria de Defesa Civil está atendendo as famílias atingidas e monitora o cenário meteorológico.

“Neste sábado, nós já deslocamos os maquinários da Secretaria Municipal de Infraestrutura para fazer a limpeza, especialmente na Av. Dom Frederico Costa com Aluízio Martins (bairro Maicá) e na Orquídea com a Girassol (Jardim Santarém). Pois são os dois pontos que estão em obras e ainda não estão funcionando as drenagens devido ainda estar em execução, e estamos mobilizados para que em breve as obras terminem e que as drenagens possam estar em pleno funcionamento,” disse Daniel Simões, secretário da Seminfra.

Ainda durante a madrugada, moradores relataram a falta de água devido ao temporal, e pela manhã carros tanques / carros-pipas, foram deslocados para atender a população.

“ Ficamos sabendo ainda pela madrugada que moradores do Maicá e de outras localidades estavam sem água, e determinamos que todos os carros pipas fossem abastecidos para levar água à população,” frisou Nélio Aguiar, prefeito de Santarém.

A rede de drenagem tem sido implantada em mais de 95% das obras realizadas, desde o ano de 2017, até o presente momento. Obras que levam Santarém a ser a única cidade da região Oeste do Pará a ter mais de 100 km de drenagem profunda em toda extensão da área urbana.

Serviços Urbanos - Outra frente de trabalho mobilizada pela Prefeitura para enfrentar os transtornos causados pelo forte temporal, foi comandada pela Secretaria Muncipal de Serviços Urbanos (Semurb), que realizou a limpeza de ruas e desobstrução de canaletas e sistema de drenagem pluvial. A Semurb informa ainda que algumas atitudes que contribuem para evitar alagamentos como: Não jogar lixo e entulhos no sistema de drenagem pluvial, respeitar o horário que caminhão coletor passa em sua rua, manter-se  informado sobre as previsões de chuvas intensas, realizar limpeza de calhas, ralos e sistema de drenagem de sua residência.

Defesa Civil - A Coordenadoria de Defesa Civil monitorou e realizou o atendimento de várias famílias atingidas pela chuva. Houve casas alagadas em locais que estão recebendo obras. As equipes da Seminfra e Semurb estiveram no local e já executaram os serviços pertinentes ao caso. A Defesa Civil deve comunicar a Secretaria de Assistêncial para realizar atendimento às famílias atingidas. "Vamos continuar monitorando o cenário metereológico", disse Darlison Maia, coordenador da Defesa Civil.