Melhorar a trafegabilidade do homem do campo tem sido ação prioritária da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). Apesar das condições adversas impostas pelo período chuvoso, ocasionado pelo “inverno amazônico”, o município tem mantido equipes de trabalho permanentes de terraplenagem na zona rural, realizando serviços emergências nos pontos mais críticos, visando garantir segurança e conforto dos produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas diariamente.
Os serviços buscam evitar problemas no deslocamento de pessoas e no transporte de produtos, além de proporcionar maior qualidade de vida e acessibilidade à população rural. As equipes da Divisão de Terraplenagem realizam serviços emergenciais nos pontos mais críticos.
Na quarta-feira, 21, o titular da pasta, Bruno Costa, juntamente com o vereador Erasmo Maia visitaram a região do Planalto da BR 163 para acompanhar os serviços realizados naquela área.
"A pedido do nosso prefeito Nélio Aguiar estamos atuando na manutenção dos ramais, a fim de minimizar os transtornos, que são inevitáveis nesse período do ano, devido as fortes e frequentes chuvas que caem no município. Apesar das dificuldades, o governo tem avançado na realização de ações de infraestrutura nas comunidades rurais”, destacou Costa.
O trabalho de recuperação nas ruas da comunidade Tabocal estão em nível avançado. Antes, sem a mínima condição de tráfego, hoje recebe a aprovação dos usuários e moradores que necessitam se deslocar para a sede do município, como também, escoar a produção. O morador e aposentado Agemiro João César, 67 anos, é uma dessas pessoas que já percebem as grandes mudanças.
"Esse tipo de trabalho é muito importante para nós enquanto agricultores. Só resta agradecer a gestão pelo excelente serviço que está sendo feito nas ruas de nossa comunidade", comemorou o morador.
O prefeito Nélio Aguiar ressaltou a atuação do governo com investimentos em infraestrutura na zona rural.
"O nosso governo é marcado por muitos serviços na área da infraestrutura tanto na área urbana, quanto na rural do município de Santarém. No Tabocal, estamos investindo mais uma vez na recuperação de ruas e ramais. Esse tipo de política pública vem ao encontro da proposta da gestão municipal que é investir em obras que trazem reflexos positivos não somente para a cidade, mas também para o interior".
Além desta frente de serviço na região do Planalto BR 163, a Semap atua com outras frentes no interior como na Serra Grande (Ituqui), Arapixuna e Vila Brasil (Lago Grande). Os trabalhos incluem limpeza lateral dos ramais, patrolamento e eliminação de trechos com atoleiros que dificultavam a passagem de veículos.