O trabalho estratégico de manutenção dos ramais que interligam as comunidades da região do Lago Grande à PA – 257 (Rodovia Translago) continuam avançando em áreas que apresentam demandas urgentes. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), mobilizou uma equipe em uma força-tarefa, para recuperar trechos danificados pelas chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A medida garante trafegabilidade aos produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas diariamente.
Com a utilização de caçambas, retroescavadeira e patrol, a equipe de Terraplenagem da Semap já realizou serviços em alguns locais: Itacuminí, Aldeia Carucí, Aldeia Lago da Praia, Vila Socorro, Aldeia Garimpo, Jacarezinho, Jacaré e Ajamurí. As próximas comunidades beneficiadas serão Arimum, Acutireçá e Pautauzal.
Por conta do inverno, a pasta atua com um cronograma de trabalho específico. As demais localidades da região que foram danificadas pela chuva também serão contempladas levando em consideração os pontos mais críticos.
O secretário da Semap, Bruno Costa destacou a importância da manutenção para assegurar o direito de ir e vir dos moradores e reforçou o compromisso da gestão municipal em trabalhar para melhorar as condições dos ramais do município.
“O município não mede esforços para assegurar melhores condições de acesso e qualidade de vida aos produtores, garantindo que os ramais estejam em boas condições para o escoamento da produção, deslocamento de alunos e famílias que residem na região”, disse Costa.
Segundo Costa, no Lago Grande os trabalhos serão intensificados no segundo semestre deste ano com a chegada do verão, uma vez que o período chuvoso impede o bom andamento dos serviços, que muitas vezes precisam ser suspensos.
“Por meio da Operação Verão, programa da Prefeitura que intensifica ações de limpeza, terraplenagem, aterro e empiçarramento nas vicinais, o município atuará com uma patrulha mecanizada fixa que ficará permanentemente na região. A iniciativa representa um avanço significativo para este local que é considerado uma das áreas mais extensas de Santarém”, informou.
Além desta frente de trabalho na região do Lago Grande, a Prefeitura atua no momento com outra equipe na região do Eixo Forte. Já outra frente opera na Curua-Úna.