As obras de recuperação de ramais avançam cada vez mais em Santarém. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), começou no final de semana em parceria com os caminhoneiros, madeireiros e produtores rurais, a recuperação da vicinal que interliga as comunidades Estrada Nova na região da Curuá-Una (PA 370) e Poço Branco, região da BR 163. A intervenção vai facilitar o escoamento da produção agrícola, alavancando o setor produtivo na região, além de proporcionar maior qualidade de vida e acessibilidade à população rural.
Apesar das condições adversas impostas pelo período chuvoso, ocasionado pelo “inverno amazônico”, o município tem mantido equipes de trabalho permanentes de terraplenagem na zona rural, realizando serviços emergenciais nos pontos mais críticos, visando garantir a segurança e o conforto aos produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas diariamente.
O prefeito Nélio Aguiar esteve acompanhando o início dos trabalhos, na ocasião agradeceu a parceria e destacou que o município tem trabalhado na manutenção dos ramais em várias regiões, a fim de minimizar os transtornos, que são inevitáveis nesse período do ano, devido às fortes e frequentes chuvas que caem na região.
"A agricultura é um setor muito importante para Santarém. Essa aproximação do município com os produtores rurais fortalece ainda mais o setor produtivo, dando condições para o escoamento e confiabilidade para a produção. Apesar das dificuldades, o governo tem avançado na realização de ações de infraestrutura nas comunidades rurais. Esse tipo de política pública vem ao encontro da proposta da gestão municipal que é investir em obras que trazem reflexos positivos não somente para a cidade, mas, também, para o interior”, destaca Nélio.
Embora em fase inicial, os trabalhos já têm o reconhecimento da população. É o caso do caminhoneiro Edson Lima, que transita diariamente na vicinal.
"Nossas expectativas são as melhores possíveis e essa parceria com a prefeitura está sendo muito importante para nós, porque precisamos do ramal em perfeitas condições para que possamos levar nossos produtos oriundos da agricultura de forma segura, sem contratempos”, relatou.
Os serviços envolvem limpeza lateral da via, patrolamento e empiçarramento, assim como a implantação de bueiros e manilhas para desobstruir pontos de alagamentos em alguns trechos críticos do ramal.
"A recuperação das vicinais é uma prioridade da gestão do nosso prefeito Nélio Aguiar. São obras que chegam a todas as regiões do município que, historicamente, não recebiam esse tipo de política pública. Estamos seguindo a determinação do nosso gestor para melhorar a mobilidade e garantir o escoamento da produção, gerando emprego e renda para os trabalhadores rurais”, informou o secretário da Semap, Bruno Costa.
Costa ainda explica ainda que os serviços na vicinal continuam mesmo sob chuvas praticamente diárias na região.
"Infelizmente, o inverno atrapalha a execução dos serviços, mas estamos nos empenhando para resolver os problemas, driblando a chuva e avançando com os trabalhos", finalizou.