3. Infraestrutura Rural
  4. Prefeitura reconstrói e entrega nova ponte no ramal que interliga as comunidades Vila Nova e São Braz, no Eixo Forte
Prefeitura reconstrói e entrega nova ponte no ramal que interliga as comunidades Vila Nova e São Braz, no Eixo Forte Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
A obra traz mais qualidade de vida para a população, oferecendo mobilidade e conforto.

A Prefeitura de Santarém entregou nesta quinta-feira (04) mais uma importante obra na área de infraestrutura rural do município. Trata-se da nova ponte de madeira no ramal que dá acesso às comunidades Vila Nova e São Braz, região do Eixo Forte. Com uma estrutura de 10 metros de comprimento por 5 metros de largura, a obra traz mais qualidade de vida à população, oferecendo mobilidade e conforto, principalmente para o transporte escolar, agricultura familiar e turismo. O trânsito no local já foi liberado.

A nova ponte substitui a antiga, que devido a problemas nas estruturas de madeira, causadas pelas fortes e frequentes chuvas que atingiram a região recentemente, oferecia riscos à população e não recebia a devida manutenção há algumas décadas.

Nova estrutura tem 10 metros de comprimento por 5 metros de largura.

Além da troca de toda a madeira, foram realizados serviços de pintura, reforço na base, colocação de novas estacas com altura compatível com a máxima das cheias, largura para veículos de grandes e pequenos portes, assim como guarda corpo e corrimão nas extremidades laterais.

O presidente do Conselho Comunitário de São Braz, Júnior Dantas, demonstrou a sua felicidade com a conclusão da obra.

"Estou muito feliz com a construção da nova ponte, pois há muito tempo estávamos cobrando uma obra como essa. Agora, finalmente, temos uma ponte segura e adequada para o tráfego de veículos e pedestres. AgradeceJos o empenho do prefeito Nélio Aguiar em trazer esse investimento tão importante para o Eixo Forte, pois teremos mais segurança e mobilidade na nossa região", disse.

Junior Dantas (à esq.): "Finalmente temos uma ponte segura e adequada".

Durante o ato de entrega, o prefeito ressaltou que enquanto não chega à ponte definitiva de concreto, o município está trabalhando para melhorar a acessibilidade da população rural.

“Essa obra vai melhorar e muito a vida da população local, garantindo mais segurança e conforto. Nós temos sempre que pensar no bem-estar de quem mora distante da área urbana. A nossa administração não tem medido esforços para promover investimentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida da população, tanto na área urbana quanto no segmento rural", lembrou Nélio.

Nélio Aguiar: "Administração não tem medido esforços para promover o bem-estar da população da zona rural".

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a gestão precisou projetar e licitar a obra, para que assim, pudesse iniciar os serviços, para que posteriormente a ponte pudesse ser entregue aos moradores.

“A obra foi iniciada em abril deste ano, após apresentar, em decorrência das fortes chuvas, desgaste em sua estrutura, após estar com sua estrutura comprometida, de acordo com laudo da engenharia do município. Trabalho como esse é de suma importância, para que os moradores e produtores tenham melhor qualidade de vida e segurança. A obra foi feita da forma mais rápida possível e hoje comemoramos mais essa conquista”, afirmou Costa.

A ponte foi reconstruída com recursos do Tesouro Municipal. Foram investidos R$ 115.492,58. A empresa Construtora Pontes LTDA-EPP foi quem executou os serviços.

Estiveram presentes na entrega, além do prefeito Nélio Aguiar e do secretário da Semap Bruno Costa, o secretário de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os secretários de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Jean Murilo, Governo (Semg), Emir Aguiar, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), Ronan Liberal Jr, Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Tadeu Cunha, a coordenadora de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), Silvia Rebelo, o chefe de Gabinete, Paulo Jesus, além de moradores e lideranças comunitárias.