3. Infraestrutura Rural
  4. Prefeitura de Santarém trabalha na manutenção e recuperação de ramais na zona rural
Prefeitura de Santarém trabalha na manutenção e recuperação de ramais na zona rural Autor: Divulgação Semap

Luan Rodrigues
Os serviços estão sendo executados pela Semap, por meio da Operação Verão.

Os serviços de manutenção e recuperação de ramais e estradas vicinais avançam na zona rural. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Divisão de Infraestrutura Rural, atua com a Operação Verão, programa que intensifica ações de limpeza, terraplenagem, aterro e empiçarramento nas vicinais. Centenas de famílias estão sendo beneficiadas com a melhoria na malha viária, o que possibilita o acesso a diversos serviços, além de garantir rapidez e segurança no escoamento da produção agrícola familiar.

Esta semana, os serviços se concentram na comunidade São José, na região do Planalto (BR 163) com trabalhos que incluem limpeza lateral dos ramais, patrolamento e eliminação de trechos com atoleiros que dificultavam a passagem de veículos.

Esta semana, trabalhos são realizados no Planalto (BR 163).

As comunidades Santa Rosa e Amparador, localizadas na região da Curuá-Una (PA 370) também estão sendo beneficiadas com os serviços de terraplanagem e quilômetros de ramais recuperados. Em um trecho da estrada que interliga as localidades, o município substituiu uma ponte de madeira por manilhas. O trabalho permitirá o escoamento de águas pluviais, melhorando assim as condições da vicinal, além de facilitar o trânsito de veículos, principalmente ônibus escolares, além da própria circulação da via.

PMS substituiu ponte de madeira por manilhas no trecho que liga as comunidades Santa Rosa e Amparador (PA 370).

"A recuperação das vicinais é uma prioridade da gestão do nosso prefeito Nélio Aguiar. São obras que chegam a todas as regiões do município que, historicamente, não recebiam esse tipo de política pública. Estamos seguindo a determinação do nosso gestor para melhorar a mobilidade e garantir o escoamento da produção, gerando emprego e renda para os trabalhadores rurais”, destacou o secretário da Semap, Bruno Costa.

O programa de recuperação e manutenção de ramais e estradas vicinais está dentro da proposta do governo municipal. Somente neste ano, 255 km de ramais já foram recuperados nas regiões do Lago Grande, Eixo Forte, Ituqui, Curuá-Una e Planalto (BR 163).

O chefe do Executivo Municipal lembra que os serviços de manutenção contribuem para o desenvolvimento econômico das comunidades rurais.

"Enquanto gestor, buscamos melhorar a trafegabilidade do transporte que muito contribui para o escoamento da produção rural. Levar acesso de qualidade à população da zona rural de Santarém é um compromisso da nossa gestão. Com o verão, estaremos intensificando ainda mais este programa”, disse o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.