3. Infraestrutura Rural
  4. Infraestrutura Rural: Mais de 300 km de ramais são recuperados em 2022
Infraestrutura Rural: Mais de 300 km de ramais são recuperados em 2022 Autor: Ascom Semap

Infraestrutura Rural: Mais de 300 km de ramais são recuperados em 2022

Luan Rodrigues
Investimentos garantem escoamento da produção e mobilidade a moradores

“Recuperamos em 2022, 318 km de ramais, beneficiando milhares de famílias”, a afirmação é do titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) Bruno Costa e reforça os avanços alcançados na infraestrutura rural ao longo do último ano. Os dados apontam ainda que, desde o início da atual gestão, 2.180 km foram recuperados.

O quantitativo obtido é resultado da ‘Operação Verão’. Um programa da Prefeitura que intensifica ações de limpeza, terraplenagem, aterro e empiçarramento nas vicinais. Os serviços propiciam escoamento da produção e facilitam o acesso de estudantes e moradores.

Ramais recuperados = mobilidade, segurança e trafegabilidade. Foto: Ascom Semap/Luan Rodrigues.

Com os trabalhos, o governo municipal oferece aos produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas do interior, mais segurança e conforto para o tráfego, tendo em vista que as vias rurais são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e consequentemente pelo abastecimento da zona urbana.

As frentes de serviços atenderam às regiões da: Curuá-Una; BR-163; Eixo Forte; Corta Corda; Ituqui e Lago Grande. Os recursos são provenientes de recursos do tesouro municipal e convênios firmados entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Semap e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Transportes do Estado do Pará (Setran). Recursos que foram pleiteados pelos deputados estaduais José Maria Tapajós e Angelo Ferrari.

O gestor da Semap lembra ainda que os serviços de manutenção contribuem para o desenvolvimento econômico das comunidades rurais.

"Enquanto município buscamos melhorar a trafegabilidade do transporte que muito contribui para o escoamento da produção rural. Levar acesso de qualidade à população da zona rural de Santarém é um compromisso da atual gestão. Em 2023, estaremos intensificando ainda mais este programa”, concluiu Bruno.

Vicinais nos quatro cantos da cidade foram recuperadas. Foto: Ascom Semap/Luan Rodrigues.