3. Infraestrutura Rural
  4. Após chuvas, equipes da Semap intensificam manutenção de ramais
Após chuvas, equipes da Semap intensificam manutenção de ramais Autor: Semap/Ccom

Após chuvas, equipes da Semap intensificam manutenção de ramais

Luan Rodrigues
Devido às fortes chuvas, os transtornos são inevitáveis, porém, amenizados com trabalhos intensos da Prefeitura

Neste período de inverno amazônico, a zona rural é a região que mais sofre com a intensidade das chuvas. As estradas vicinais que ligam as comunidades rurais são fortemente castigadas, principalmente onde o solo é barro o que potencializa a erosão. As fortes pancadas de chuva que atingiram o município recentemente causaram sério prejuízo à malha viária rural. Para evitar problemas no deslocamento de pessoas e transporte, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), tem deslocado equipes de terraplenagem para realizar serviços emergenciais nos pontos mais críticos.

Atualmente uma frente de trabalho está na região do Eixo forte nas comunidades Carapanari, Santa Maria e Iruruma realizando serviços de patrolamento, visando garantir segurança e conforto aos produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas diariamente.

Em paralelo outra equipe de terraplenagem, opera no Distrito de Arapixuna recuperando as principais ruas do vilarejo.

Na região do Ituqui outra frente executa serviços nas proximidades da comunidade Nova Aliança (Serra do Catitu e Cereal). Nos locais, a equipe da Semap realiza a recuperação e manutenção das ladeiras - trechos que segundo os moradores merecem mais atenção.

“Por determinação do nosso prefeito Nélio Aguiar as estradas estão sendo recuperadas e niveladas, para que a água da chuva não fique empoçada e dificulte a vida dos que trafegam nas mesmas, dando mais conforto e garantindo o tráfego para todos os moradores da zona rural. Infelizmente as situações nos ramais se agravaram em decorrência das fortes chuvas. No entanto, estamos empenhados em resolver os transtornos, que são inevitáveis nesse período do ano, devido às fortes e frequentes chuvas que caem no município”, destacou o secretário da Semap, Bruno Costa.

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, apesar das dificuldades, o governo tem avançado na realização de ações de infraestrutura nas comunidades rurais, levando a maior estrutura para a população.

“Tanto na zona urbana quanto na rural, de imediato encaminhamos nossas frentes de serviços para solucionar os problemas o mais rápido possível. Na área rural nosso objetivo é valorizar os agricultores que são responsáveis por incentivar e movimentar a economia do município através da comercialização dos seus produtos, garantindo a eles a trafegabilidade da malha viária", destacou o prefeito.

Em razão do inverno, a Semap atua com um cronograma de trabalho específico. As chuvas, no entanto, dificultam a execução dos trabalhos nos locais. Os demais pontos da zona rural que foram danificados também serão contemplados levando em consideração os pontos mais críticos.