Autora: Alanda Matos
Santarém irá completar 360 anos e na véspera do seu aniversário, 21 de junho, a tradicional medalha Padre João Felipe Bettendorf - a mais alta condecoração do município - será entregue a seis personalidades que contribuíram com o desenvolvimento e história da cidade. Os nomes dos agraciados foram divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo prefeito Nélio Aguiar.
“Santarém foi construída com ajuda de seus filhos, guerreiros e lutadores como estes que serão homenageados”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
Em 2021, os homenageados são:
Isaac da Silva Lima - Atleta;
Jana Figarella - Atriz, cantora e compositora;
Joaquim de Lira Maia - Ex-prefeito de Santarém, ex-deputado federal;
Marlice Maria Bastos da Cunha - Professora;
Walter Andrade Nunes Durães - Empresário;
Hebert Moreschi - Diretor do HRBA.
A medalha Padre João Felipe Bettendorf
A medalha é conferida, anualmente, por ocasião do aniversário de fundação da cidade às pessoas que se destacaram em seus campos de atividades no município ou que, a ele, tenham prestado relevantes serviços em prol do desenvolvimento da cidade.
A solenidade de entrega será no dia 21 de junho, às 20h, na Casa da Cultura. Em seguida, haverá o show 'Canta Santarém' com apresentação de artistas regionais. Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia da covid-19, o evento não será aberto ao público, mas será transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura.
No dia do aniversário, 22 de junho, será celebrada a Missa Mocoronga na Igreja Nossa Senhora da Conceição às 7h45. A celebração eucarística faz referência à primeira celebração do fundador da cidade, Padre João Felipe Bettendorf.